ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte

Seminário sobre paradigmas de civilização ressalta a importância de uma nova cultura política

10/02/2011

Combate ao neoextrativismo, soberania alimentar, acesso universal  à energia, direitos sociais, apoio a resistências locais foram algumas das ações propostas nesta quarta-feira (9), no seminário “A busca de paradigmas de civilização alternativos”, realizado noi Fórum Social Mundial de Dacar. Contudo, duas participantes chamaram a atenção por enfatizarem, além de 'o que fazer', 'o como fazer'.

“O diálogo tem que representar uma nova cultura política, uma nova prática política, uma práxis. O como fazer é tão importante quanto o 'o que fazer'”, afirmou a ativista Lilian Celiberti.

Celiberti participou da segunda mesa do dia, “Construção de plataformas de ação conjunta”. Ela perguntou à platéia: “Temos que construir plataformas ou articulá-las?”

O seminário sobre a busca de novos paradigmas civilizatórios teve nesta quarta o seu segundo e último dia. Parte do Fórum Social Mundial, que ocorre em Dacar, nesta semana, ele é organizado pelo Grap, o Grupo de Reflexão e Apoio ao Processo Fórum Social Mundial.

No primeiro debate, sobre “mapa estratégico das lutas”, Iara Pietricovsky, do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), defendeu a articulação da cultura e das artes com a política. “Esses são processos que têm que ser levados em conta para refazermos a nossa percepção de mundo.”

Segundo ela, é necessário ter estratégicas comunicacionais e falar além dos nossos territórios. “Estamos muito circunscritos ao nosso universo.”

 

Fonte: Ibase

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca