ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Fórum Social Mundial

Seminário de apresenta estudo de relações sustentáveis entre São Paulo e a Amazônia

22/02/2011

O novo rastreamento das cadeias produtivas da pecuária, da soja e da madeira mostra que grandes empresas sediadas em São Paulo continuam a financiar a devastação da Floresta Amazônica. Ao fazer negócios com fornecedores envolvidos em crimes ambientais e trabalhistas, tais empresas contribuem para a manutenção de relações comerciais predatórias e que não levam em conta a legislação e as práticas socialmente responsáveis.


A apresentação desse trabalho será feita por Leonardo Sakamoto, da Repórter Brasil, e por Marques Casara, da Papel Social Comunicação. Em seguida, haverá uma palestra sobre as conclusões do estudo, que será feita por Valmir Ortega, diretor do Programa Cerrado-Pantanal, da Conservação Internacional do Brasil, e contará com os debatedores Eduardo Jorge, secretário do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, e Roberto Smeraldi, diretor da Amigos da Terra.


Essas informações estão no "2º. Estudo Conexões Sustentáveis: São Paulo–Amazônia", realizado pela Repórter Brasil e Papel Social Comunicação, por meio do projeto Conexões Sustentáveis, que será lançado durante seminário a ser realizado nesta quarta-feira (23), no auditório do SESC Vila Mariana, em São Paulo (SP).


O estudo revela a situação atual do desmatamento e do trabalho escravo na região amazônica, as conexões dessas práticas com os negócios na cidade de São Paulo e esquemas criminosos de esquentamento de madeira ilegal que envolvem a corrupção em órgãos públicos.

 

Além de trazer a público o estudo, o seminário tem como objetivo mobilizar as empresas não signatárias para adesão aos Pactos da Madeira, Soja e Pecuária, assim como estimular as já signatárias mapeadas no estudo a intensificar suas ações para o cumprimento dos compromissos.


Veja a programação

9h00 - Boas-vindas Instituto Ethos – Caio Magri; Rede Nossa São Paulo – Oded Grajew e Fórum Amazônia Sustentável – Sergio Mauro Santos Filho (ISA)

9h20 -  Apresentação do novo estudo das cadeias produtivas dos Pactos da Madeira, Soja e Pecuária, Leonardo Sakamoto (Repórter Brasil) e Marques Casara (Papel Social Comunicação)

10h20 - Intervalo para café

10h40 - Palestra – Análise do novo estudo, tendo em vista o compromisso das empresas, a mobilização da sociedade e as políticas públicas necessárias para promoção da sustentabilidade nas cadeias dos pactos

Valmir Ortega - Diretor do Programa Cerrado-Pantanal - Conservação Internacional do Brasil; Debatedores:

Roberto Smeraldi – Diretor da Amigos da Terra – Amazônia Brasileira,  Eduardo Jorge – Secretário do Verde e Meio Ambiente (a confirmar).

12h00 – 12h30 - Questões da platéia

Período da Tarde - Reunião dos signatários dos Pactos sobre uma agenda de políticas públicas Conexões Sustentáveis: São Paulo-Amazônia

 

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

 

Serviço

Seminário de Apresentação do 2º. Estudo Conexões Sustentáveis: São Paulo–Amazônia

Data: 23 de fevereiro de 2011

Horário: 9h às 17h

Local: Auditório do SESC Vila Mariana

Endereço: Rua Pelotas, 141 - São Paulo


Fonte: Rede Nossa São Paulo

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca