ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • FIP

Movimentos do campo se unem contra a reforma do Código Florestal

25/02/2011

 

Um grupo formado por movimentos sociais e populares do campo se reunirá nesta sexta-feira, em Brasília para com o com o Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC) para reforçar a mobilização contra a reforma do Código Florestal. O encontro, que será realizado a partir das 9h30, tem como objetivo dialogar sobre convergências e traçar estratégias conjuntas de influência na votação do substitutivo do Código Florestal.

 

Já está confirmada a presença dos seguintes movimentos sociais: Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf); Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) e Movimento das Mulheres Camponesas (MMC).

 

A iniciativa ocorre em um momento oportuno, pois os movimentos isoladamente já aprofundaram as reflexões com suas bases e construíram suas posições sobre as mudanças do Código. Se a proposta do deputado Aldo Rebelo for aprovada pelas duas casas legislativas, o impacto social e ambiental sobre a pequena agricultura será expressivo. Segundo dados do ultimo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agricultura familiar responde por aproximadamente 70% da produção de alimentos básicos consumidos pela população brasileira.

 

Em 2006, a agricultura familiar era responsável por 87% da produção nacional de mandioca, 70% da produção de feijão, 46% do milho, 38% do café (parcela constituída por 55% do tipo robusta ou conilon e 34% do arábica), 34% do arroz, 58% do leite (composta por 58% do leite de vaca e 67% do leite de cabra), 59% do plantel de suínos, 50% das aves, 30% dos bovinos e, ainda, 21% do trigo. A cultura com menor participação da agricultura familiar foi a soja (16%), de acordo com o IBGE.

 

Fonte: INESC

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca