ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • TTF Brasil

Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil é o tema da campanha do 12 de junho

02/06/2010

 

 

Mobilizações vão marcar a campanha em diversos estados. Em Pernambuco atividades serão organizadas pelo Fórum Estadual para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Centro Dom Helder Camara - Cendhec, além de diversos municípios e organizações da sociedade civil.

 

 

O Futebol está em alta nesse período de Copa do Mundo. Enquanto milhões de pessoas esperam ansiosas pelo início da competição na África do Sul, na torcida pelo hexacampeonato mundial, o esporte mais popular da nossa terra será o tema da campanha que pretende chamar a atenção da sociedade para que se combata uma das principais explorações contra crianças e adolescentes: o trabalho infantil.

 

O 12 de junho vai marcar o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. Durante este mês diversas mobilizações estarão sendo realizadas para lembrar a data.

 

Para marcar a Campanha do 12 de junho, o Fórum Nacional para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em conjunto com o escritório brasileiro da Organização Internacional do Trabalho (OIT) preparou a campanha Marque um gol: erradique o trabalho infantil.

 

Para isso, foi convocado a participar da campanha o jogador Robinho, atacante da seleção brasileira e um dos principais destaques da equipe canarinha que busca o 6º título mundial. Conhecido pela irreverência dentro e fora das quatro linhas, o craque brasileiro empresa voluntariamente sua imagem para a campanha nacional.

 

Em Pernambuco, a campanha será desenvolvida pelo Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) e Fórum Estadual para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepetipe) e terá a utilização da mesma arte da campanha. Na oportunidade serão produzidas várias peças, incluindo camisas, panfletos, cartazes, outbus e outdoors.

 

A campanha em Pernambuco recebe o apoio do Sindaçúcar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Olinda (Comdaco), Prefeituras Municipais de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE) e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco. Tem ainda o patrocínio do Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras / Governo Federal.

 

Jogo de futebol

Um evento diferente vai marcar a deflagração da Campanha do 12 de junho em Pernambuco. Na quarta-feira (9 de junho), a partir das 8h30, no Campo de Futebol do Quartel do Derby, será realizado o Grande Jogo contra o Trabalho Infantil.

 

Esse evento vai reunir crianças, personalidades artísticas, esportivas e políticas do estado, para uma atividade especial em defesa dos direitos da criança e da realização de um grande evento para marcar o mês de combate ao trabalho infantil em Pernambuco.

 

A programação começa às 8h30, com o ponta-pé inicial para o primeiro jogo das crianças. Entre o primeiro e o segundo jogo das crianças, mensagens de apoio à Campanha estarão sendo proferidas.

 

Nos jogos envolvendo as crianças, participarão integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil nos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe.

 

Após as partidas com as crianças será realizado o Grande Jogo contra o Trabalho Infantil – com participação de artistas, esportistas e personalidades locais. O encerramento do evento se dará com uma Grande Roda de Ciranda em defesa das Crianças e Adolescentes.

 

Programação do jogo

  • 8h30 - Abertura, com execução do hino de Pernambuco e ponta-pé inicial.
  • 8h50 - 1º Jogo - Crianças 9 a 12 anos – Recife e Camaragibe
  • 9h15 - Mensagens de Apoio à Campanha
  • 9h40 - 2º Jogo - Adolescentes 13 a 15 anos – Olinda e Jaboatão
  • 10h05 - Mensagens de Apoio à Campanha
  • 10h20 - Grande Jogo Contra o Trabalho Infantil – com participação de artistas, esportistas e personalidades do Estado
  • 11h - Encerramento com Abraço em Defesa das Crianças e Adolescentes, terminando com Roda de Ciranda.

 

Serviço

Campanha 12 de junho – Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil

 

Lançamento da Campanha em Pernambuco

  • Evento: Grande Jogo contra o Trabalho Infantil
  • Dia: Quarta-feira, 9 de junho
  • Horário: A partir das 8h30
  • Local: Campo de Futebol do Quartel da Polícia Militar de Pernambuco, no bairro do Derby, Recife/PE

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca