ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • MCCE

Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social realiza Simpósio Nacional entre 14 e 16 de março

15/03/2011

Começou no dia 14 de março, o 2º Simpósio Nacional de Mudanças Climáticas e Justiça Social. O evento, promovido pelo Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS), organismo ligado a Comissão Episcopal Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é realizado no Centro de Formação Vicente Cañas, em Luziânia (GO), e vai até o dia 16.

O encontro, de acordo com Ivo Poletto, coordenador do Fórum, tem por objetivo disseminar informações, gerar consciência crítica e mobilizar a sociedade civil visando contribuir para o enfrentamento das causas estruturais do aquecimento global que provoca mudanças climáticas em todo o planeta.

Na pauta do Simpósio, estão temas como acesso e utilização dos recursos do planeta, mudanças climáticas no Brasil – política, legislação e papel do Estado, Código Florestal, impactos socioambientais das mudanças climáticas e das soluções propostas, perspectivas da produção de alimentos e integração com o bioma local.

Diversos especialistas participarão das discussões, entre eles, Luiz Zarref, representante do MST/Via Campesina, Lucia Ortiz, da ONG Amigos da Terra, Carlos Nobre, da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped/MCT), Maureen Santos, da Fase e FMCJS, Andrea Young, do Núcleo de Estudos de População (Nepo/Unicamp), Maria José Pachecco, do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), Pe. Nelito Dornellas e dom Luiz Demétrio Valentini, da CNBB.

Ato público
Na agenda do Simpósio, está prevista a realização de um ato público, marcado para o dia 16 de março, a partir das 14 horas. Na ocasião, estarão presentes a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, o ministro da secretaria geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, um representante do Ministério do Meio Ambiente e o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz, da CNBB, dom Pedro Luiz Stringhini.

O convite para que representantes do Estado participem do ato tem como objetivo trazê-los para o debate sobre a perspectiva da construção de políticas publicas sobre mudanças climáticas. Além disso, os participantes também aprovarão uma carta-compromisso, em que se estabelecerão metas a serem cumpridas e ações concretas para combater o aquecimento global em território nacional. O ato público acontecerá no Centro Cultural de Brasília (CCB), que fica na 601 Norte, módulo B.

 

Veja a programação completa

Acompanhe o evento ao vivo

 

Serviço

2º Simpósio Nacional de Mudanças Climáticas e Justiça Social

Quando: 14 a 16 de março de 2011

Onde: Centro de Formação Vicente Cañas, Luziânia (GO)

Informações:

Cleymenne Cerqueira – Cimi (61) 2106-1667/9979-7059 – imprensa@cimi.org.br

Ricardo Piantino e Thays Puzzi – Cáritas Brasileira (61) 3214-5422/3214-5415

Rodrigo Eneas – CNBB (61) 8409-1028 – imprensa2@cnbb.org.br

 

Fonte: Cimi

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca