ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • ALOP

Projeto mapeará experiências com Fundos Solidários do Nordeste brasileiro

16/03/2011

Fortalecer e articular as experiências com Fundos Solidários do Nordeste brasileiro. Esse é um dos objetivos do Projeto de Apoio às Finanças Solidárias com Base na Organização de Fundos Solidários - Região Nordeste, o qual será realizado a partir de um convênio entre a Fundação Grupo Esquel Brasil e a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), e em parceria com as Redes de entidades sociais que trabalham com Fundos Solidários nos estados nordestinos.

 

Ângelo Zanré, coordenador do Programa de Economia Popular Solidária da Cáritas Brasileira Regional NE II, explica que o Projeto consiste no mapeamento dos Fundos Solidários da região e na elaboração de um banco de dados informatizado sobre as experiências. O banco de dados, segundo ele, apresentará dados quantitativos e qualitativos, como identificação da entidade e abrangência da experiência.

 

Zanré destaca que as informações ajudarão na captação de recursos e no incentivo de promoção de políticas públicas que apóiem e fortaleçam os Fundos Solidários. Além disso, revelará a situação dos Fundos. "[Os dados] vão ajudar a perceber o que está funcionando e o que precisa melhorar", acrescenta.

 

Além do mapeamento e do banco de dados, o projeto, segundo Zanré, ainda formará "mil gestores de Fundos Solidários para desenvolver trabalhos nas bases". Como a ideia é articular as experiências entre elas, também está entre as metas do projeto a realização de encontros estaduais. "O Nordeste têm várias experiências de Fundos Solidários. Falta ver sua consistência e dar o mínimo de articulação", destaca.

 

O coordenador do Programa de Economia Popular Solidária da Cáritas comenta que o projeto terá a duração de 18 meses e começará após a finalização da contratação dos agentes estaduais que atuarão como mobilizadores e organizadores dos Fundos Solidários. Os agentes visitarão as experiências para entrevistar e aplicar um questionário sobre o empreendimento com gestores e integrantes das experiências de Fundos Solidários.

 

Com informações de Cáritas Brasileira Regional NE II

As matérias sobre Finanças Solidárias são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

 

Fonte: Adital

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca