ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • TTF Brasil

Conferência internacional debaterá a instalação da Comissão da Verdade no Brasil

22/03/2011

No dia 5 de abril, em Brasília, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR) realizarão a Conferência Internacional “Comissão da Verdade – Uma Perspectiva Comparada Brasil/Alemanha/África do Sul”. A ideia é promover o intercâmbio de informações e das experiências alemã e sul-africana na instalação de comissões da verdade, além de debater perspectivas e expectativas de uma Comissão da Verdade no Brasil. Em tramitação no Congresso Nacional, o Projeto de Lei n.º 7.376/2010 propõe a instalação de uma Comissão da Verdade e Memória no Brasil, cujo objetivo é esclarecer casos de violação de direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988, tais como tortura, mortes, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáveres.

 

Gratuita e aberta ao público, a conferência será realizada na sede da ESMPU (SGAS Quadra 604, Lote 23 – Asa Sul – Brasília-DF), das 9h às 18h30. Não é necessário fazer inscrição.

 

O evento contará com cinco palestras seguidas de debates. Entre os palestrantes brasileiros estarão a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência República, Maria do Rosário, que falará sobre a Comissão Nacional da Verdade e a consolidação da democracia no Brasil; e o secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão, que apresentará o tema “A justiça de transição e a construção da verdade histórica. Representando a Alemanha, o professor Joachim Wolf, da Universidade de Bochum, vai tratar da superação do passado após a reunificação alemã. Pela Universidade de Joanesburgo (África do Sul), o professor Hennie Strydom falará sobre a instalação da comissão da verdade em seu país.

 

A programação completa está disponível no endereço www.esmpu.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail cau@esmpu.gov.br.

 

Fonte: FENDH

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca