ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • MCCE

Ibase lança coleção sobre Economia Solidária

05/04/2011

O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) lançou a coleção Fluxos e Informações na Economia Solidária, com quatro cartilhas que visam o fortalecimento do setor, especialmente redes e cadeias solidárias. O projeto se deu em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) e os Centros de Formação em Economia Solidária (CFES) e teve o patrocínio da Petrobras.

 

Com tiragem de mil exemplares cada, as cartilhas devem ser utilizadas como material didático em oficinas, bem como na prática do dia a dia de empreendimentos solidários.

 

De acordo com a pesquisadora do Ibase e coordenadora da coleção, Eugênia Motta, a ideia é compartilhar soluções e informações. "A gente percebeu que os empreendimentos têm experiências riquíssimas de superação de problemas, muito criativas. Por outro lado, pouco se faz o compartilhamento dessas informações e a gente precisa mudar isso", afirmou.

 

Eugênia também destacou a importância da informação para tecer redes e cadeias solidárias. "Por exemplo: eu faço parte de um empreendimento e posso comprar insumos de outro, criando uma cadeia. Mas se eu não sei que aquele empreendimento existe, como vou fazer isso? Então, a informação é importante pra fortalecer a economia solidária", esclareceu.

 

A primeira cartilha, "Um novo olhar sobre a prática", condensa uma discussão conceitual, trazendo uma abordagem diferente sobre os empreendimentos em economia solidária, com o objetivo de melhorar a relação com a comunidade e o mercado para estabelecer cadeias. "São observações críticas sobre como as iniciativas se relacionam com o seu entorno e como podem funcionar da melhor forma possível", disse Eugênia.

 

Já as outras três cartilhas - Consumo responsável e compras públicas, Comercialização e certificação participativa e Produção agroecológica e cadeia solidária - apresentam as experiências concretas de seis iniciativas, duas por número. Junto ao Ibase e aos CEFS, esses empreendimentos exploraram a própria vivência e selecionaram aspectos importantes para tratar nos textos e estabelecer o diálogo com outras iniciativas solidárias.

Para ler as publicações, acesse o link: http://pt.scribd.com/collections/2942203/Colecao-Economia-Solidaria

As matérias sobre Finanças Solidárias são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

 

Fonte: Adital / Camila Queiroz

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca