ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Action2015

Oficina "Regulação dos mercados agrícolas" reúne membros da Coordination Sud

19/08/2010

No âmbito do Fórum Internacional das plataformas nacionais de ONGs, a Comissão de Agricultura e Alimentação da Coordination SUD, responsável pela animação do exercício de diplomacia "Regulação dos mercados agrícolas", se reuniu dia 26 de maio em Bruxelas, nos locais de CONCORD, juntando várias plataformas decidiram trabalhar juntas para as questões agrícolas. Os representantes de CONGCOOP (Guatemala), UNITAS (Bolívia), CONGAD (Senegal), RODADDHD (Níger), CNONGD (República Democrática do Congo), de VANI (Índia), da NGO Federation of Nepal, participaram desta oficina que foi um sucesso.


Durante a reunião, os participantes se colocaram em acordo para uma carta de princípios do grupo de trabalho "Regulação dos mercados agrícolas”.

Leia aqui a Carta de Princípios, em francês, em Inglês, em Espanhol.

Os membros do grupo também apresentaram trabalhos sobre seus eixos de incidência política. Uma reflexão coletiva sobre as expectativas de cada um possibilitou uma dinâmica, engajamento para um plano de trabalho e as posições comuns e também fixar encaminhamentos concretos.

Veja o relatório desta oficina em inglês ou em espanhol

Além das decisões tomadas, houve também interesse em participar do mecanismo da sociedade civil da FAO. O grupo de trabalho enviou uma mensagem à "International NGO/CSO Planning Committee" (IPC) em resposta a sua proposição a respeito da representação da sociedade civil no seio do comitê sobre segurança alimentar da FAO.

Leia aqui a proposição de IPC : "zero draft" (em inglês)

Leia aqui o correio de resposta do grupo de trabalho em inglês ou em espanhol

O grupo de trabalho também decidiu iniciar um processo de intercâmbio temático sobre as questões agrícolas. Cada PFN participante se comprometeu a levar os intercâmbios sobre os seguintes temas: acesso à terra, CONGOOP (Helmer Velasquez), produção de alimentos, UNITAS (Helmut Vega), biodiversidade, VANI (Arun Chandan), acordos de livre comércio (ALE), Coordination SUD (Damien Lagandré), acesso à água, Mahaman Nouri, representante do RODADDHD (Níger) que infelizmente não conseguiu assistir a este dia de trabalho.

 

A oficina do 26 de maio foi um sucesso, e os participantes ficaram felizes. Convidamos a todos a participarem deste grupo para compartilhar suas opiniões, experiências e levar a cabo esta realização. Acompanhe este debate e o plano de ação neste site.

 

Documentos para baixar

Relatoria 2da Reunion FIP GT Regulacion de los mercados agricolas Bruselas 26 de Mayo

WG Comments zero draft document on civil society organisation mechanism FAO

GT Comentarios Borrador Cero Mecanismo de la sociedad civil FAO

Minutes 2nd meeting IFP WG on Agricultural Market Regulation Brussels

Charter of principles

Charte de Principes

Carta de Principios

 

Fonte: www.ong-ngo.org

  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca