ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Beyond

Em nota, MTV formaliza pedido de desculpas à sociedade por programa “Casa dos Autistas”

29/04/2011

A MTV Brasil apresentou nesta quarta-feira (27) pedido formal de desculpas pelo quadro “Casa dos Autistas”, que satirizou pessoas com transtornos de desenvolvimento. O documento, em forma de uma pequena carta aberta à nação, foi entregue em encontro com o deputado Paulo Pimenta, do PT gaúcho. Na última segunda, o parlamentar entrou com representação no Ministério Público contra o quadro, exibido no dia 22 de abril pelo programa Comédia MTV.

 

A diretora de relações governamentais do Grupo Abril, Ângela Rehem, disse que o programa reconhece o erro e comunicou ao deputado ações de retratação já realizadas. “Nós imediatamente apresentamos um pedido público de desculpas no programa que foi ao ar ontem à noite, terça-feira, por volta de 22h, e retiramos esse quadro do ar do programa Comédia MTV, como uma prova, uma manifestação de que não houve da nossa parte nenhuma intenção em ofender ou constranger essa comunidade.”

 

O deputado Paulo Pimenta creditou à sociedade que de forma organizada usou as redes sociais para protestar contra um possível retrocesso na conquista dos direitos e no respeito às pessoas com deficiência.“Nos somamos e amplificamos um sentimento social de que o conteúdo do programa havia sido discriminatório e que o dia-a-dia das pessoas com disfunção global do desenvolvimento representado pela MTV nada tem a ver com a realidade. Assim como cobramos providências, reconhecemos o gesto do Grupo Abril, em reconhecer o erro, algo raro na mídia brasileira”, disse Pimenta. O deputado espera que esse episódio possa servir como um marco na forma da mídia tratar o tema da inclusão em suas pautas.

 

A diretora do Grupo Abril informou que já há uma decisão da MTV em abrir espaço em sua programação para uma campanha nacional educativa sobre autismo.

 

Nota da MTV

 

A MTV programou para exibir no Comédia MTV um pedido de desculpas pelo quadro Casa dos Autistas. O pedido foi a forma encontrada pela emissora para se retratar diante de todo o mal estar gerado pelo quadro, que entrou há alguns dias no humorístico da emissora jovem musical, e que foi motivo de representação impetrada no Ministério Público Federal na segunda (25).

 

O autor da petição foi o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). De acordo com o deputado, no programa, o dia-a-dia das pessoas com disfunção global do desenvolvimento é retratado, a partir de uma visão particular dos humoristas. Ainda, segundo o documento assinado por Pimenta, Casa dos Autistas é um programa discriminatório que explora de maneira preconceituosa a imagem das pessoas com transtornos globais do desenvolvimento.

 

O Comédia MTV sabe que o autismo é coisa séria e que o autista deve ser tratado com respeito. Por isso, nós do elenco Comédia MTV, gostaríamos de pedir sinceras desculpas a todos que se sentiram ofendidos com a sketch “Casa dos Autistas”, veiculada no programa Comédia MTV.

 

A MTV Brasil sempre apoiou e continuará apoiando causas ligadas à inserção social de pessoas com deficiência. O programa Comédia MTV traz um time de novos talentos do humor nacional, com elenco que conta com nomes como Marcelo Adnet e Dani Calabreza, entre outros. A atração foi escolhida pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como o melhor programa do gênero da TV brasileira em 2010.

 

Fonte: Site da Câmara dos Deputados e portal Deputado Paulo Pimenta

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca