ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • FIP

Ibase lança observatório para monitorar exploração do pré-sal

06/05/2011

O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) lançou o site Observatório do Pré-sal. Por seu intermédio, o Ibase pretende incentivar o controle social de empresas e negócios de extração mineral no Brasil. O site conta com um acervo de artigos, leis, pesquisas, estudos e documentos.

 

“As atividades de extração mineral têm papel importante e determinante para os rumos do país. Há algum tempo, a gente está trabalhando para ter o controle social dessas atividades, por meio da transparência total e da mobilização de rede de parceiros e atores sociais”, disse Claudia Mansur.

 

“O Observatório do Pré-sal é fruto do entendimento de que precisamos de uma ferramenta que dê transparência e ajude a mobilizar as diversas articulações existentes”, acrescentou Claudia. “Então, com o site, a gente pretende fazer com que essa ferramenta dê total transparência às ações locais e nacionais e aos documentos relevantes sobre o assunto. É um fórum de discussão que objetiva dar voz às comunidades.”

 

Também durante o lançamento foi apresentado o vídeo Desenvolvimento a Ferro e Fogo, narrado pelo ator Wagner Moura. O vídeo mostra a vivência dos moradores da região próxima à Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) na baia de Sepetiba. O roteiro foi baseado na publicação Companhia Siderúrgica do Atlântico - TK-CSA: Impactos e Irregularidades na Zona Oeste do Rio de Janeiro na Baia de Sepetiba, produzido pelo Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS).

 

“Essa ferramenta é necessária por que a exploração do pré-sal e outras iniciativas de extração mineral resultam em impacto direto para o meio ambiente e para populações que vivem nas áreas desses empreendimentos”, afirma o coordenador da página Carlos Aguilar. O Observatório pretende contribuir com o debate sobre novos paradigmas de desenvolvimento.

 

Além da apresentação do site e do vídeo, a atividade contou com uma conferência com o pesquisador uruguaio Eduardo Gudynas, diretor do Centro Latino-americano de Ecologia Social, e o lançamento do livro Mineração transnacional e resistências sociais na África e na América Latina.

 

Gudynas é referência intelectual de um movimento crescente na América Latina que diz que a ideia de desenvolvimento está ultrapassada. “A tarefa não é pensar em desenvolvimento alternativo, mas alternativas de desenvolvimento”, pontua o pesquisador em entrevista concedida à revista Democracia Viva.

 

O livro Mineração transnacional e resistências sociais na África e na América Latina reúne experiências de resistência e de mobilização social frente às ações das companhias Vale (Brasil) e AngloGold Ashanti (África do Sul) na Argentina, Colômbia, Peru, Angola e Moçambique.

 

O vídeo e o livro serão disponibilizados integralmente no site Observatório do Pré-sal, que é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e tem o apoio do Revenue Watch Institute.

 

Fonte: Ibase

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca