ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • FIP

Mensagem da Marcha Mundial das Mulheres: de luto por Maria e José

27/05/2011

A Marcha Mundial das Mulheres se manifestou ontem (26) sobre o assassinato dos líderes extrativistas Maria do Espírito Santo Silva e José Cláudio Ribeiro da Silva. Confira abaixo.

 

De luto por Maria e José

 

"Vivo da floresta, protejo ela de todo jeito. Por isso, eu vivo com a bala na cabeça a qualquer hora. Porque eu vou para cima, eu denuncio os madeireiros, os carvoeiros e, por isso, eles acham que eu não posso existir. A mesma coisa que fizeram no Acre com Chico Mendes, querem fazer comigo. A mesma coisa que fizeram com a irmã Dorothy, querem fazer comigo. Eu posso estar hoje aqui conversando com vocês, daqui a um mês vocês podem saber a notícia que eu desapareci".
Fala de José Cláudio Ribeiro da Silva no último TEDX Amazônia


No mesmo dia em que o Camara dos Deputados aprovou o nefasto "Novo" Código Florestal (o novo que defende velhos interesses na região amazônica...), o latifúndio, as madeireiras e seus capangas assassinaram Maria do Espírito Santo Silva e José Cláudio Ribeiro da Silva no município de Nova Ipixuna. Seus nomes não podiam ser mais simbólicos: quantas marias e josés ainda teram que morrer para que os interesses e necessidades do povo da Amazônia sejam ouvidos?

José Cláudio era ambientalista e um bravo defensor de Direitos Humanos. Maria também era uma liderança e ambos constavam na lista de ameaçados de morte desde 2008.

Seus velórios ocorrem neste momento e o enterro será a tarde em Marabá. Nossa tristeza e indignação são imensas. Estamos de luto, mais uma vez.

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca