ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Mesa de Articulación

Livro revela experiência em educação infantil inspirada na cultura popular

02/06/2011

Despertar a consciência do significado e da importância do brincar para a vida da criança. Este é um dos objetivos do livro O Presépio ou o Baile de Deus Menino: Um Natal Brasileiro. A publicação mostra como a festa do Natal é realizada segundo a tradição brasileira de louvação ao Menino. O livro é resultado de um trabalho com crianças, professores e comunidades em Salvador, e revela, que enquanto montam o presépio, as crianças ficam sabendo mais sobre sua própria cultura.  

Educação Infantil inspirada na Cultura Popular

 

O livro foi lançado na última terça-feira (31), Dia Internacional do Brincar. De autoria da professora Lydia Hortélio e realizado pelo CRIA - Centro de Referência Integral de Adolescentes, ele contou com o apoio da Save the Children. Desde 1980, a reconstrução deste Presépio vem sendo realizada em escolas públicas e experiências informais de Educação em Salvador, e em São Paulo, na oportunidade de palestras, cursos e oficinas sob a orientação da professora Lydia Hortélio, que têm gerado iniciativas de realização de um Natal brasileiro. O livro apresenta o resultado de um ciclo de ações desenvolvidas com crianças, adolescentes, professores e funcionários não docentes, gestores, dinamizadores culturais e grupos comunitários, e alunos da Escola de Teatro da UFBA, interessados em contribuir para a valorização da Cultura da Criança e do Direito de Brincar no âmbito da Educação Infantil. Com esta publicação, o CRIA - Centro de Referência Integral de Adolescentes marca o percurso de um trabalho realizado com várias escolas públicas em Salvador, em busca da melhoria de qualidade da Educação Infantil, fortalecendo inclusive iniciativas de grupos comunitários dispostos a construir parcerias com as escolas de seus bairros.

 

De acordo com a supervisora geral e diretora artística do CRIA, Maria Eugênia Milet, o livro dá início a uma série de publicações que o CRIA pretende realizar no sentido de colaborar na construção de práticas sensíveis de Educação que venham garantir uma formação mais integrada e criativa para nossas crianças e adolescentes.


Documentação

 

O Presépio ou O Baile de Deus Menino apresentado neste livro tem como inspiração o Presépio ou O Baile de Deus Menino, como se realiza ainda hoje na Fazenda Grota Funda e seu entorno, na zona rural do Município de Serrinha/BA, onde a tradição se mantém passando de geração em geração, sem que ninguém mais saiba precisar quando começou. Esta manifestação cultural foi documentada em imagem e som pela professora Lydia Hortélio nos anos 1968 e 1969, no âmbito de uma pesquisa mais ampla que se intitulou: “Manifestações Musicais da Fazenda Grota Funda – uma comunidade rural no Município de Serrinha”, onde foram registradas as festas de trabalho e de culto daquela comunidade, bem como os Brinquedos de suas Crianças.  O Presépio documentado naquela ocasião veio servir de base ao projeto: O Presépio ou O Baile de Deus Menino: um Natal brasileiro, que vem sendo desenvolvido em várias escolas públicas e experiências de educação, desde 1980, e tem como objetivo principal viabilizar a Festa do Natal segundo a tradição brasileira de louvação ao Menino. “Pensado a partir de uma ideia de Educação com identidade cultural, esperamos contribuir com este trabalho para o processo de afirmação de Brasil, e para o desenvolvimento de uma Educação que venha responder mais verdadeiramente aos anseios da Alma Brasileira”, afirma a professora Lydia Hortélio.

 

Fonte: CRIA

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca