ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Fórum Social Mundial

Comitê da sociedade civil convida para seminário internacional e plenária de mobilização para a Rio+20

13/06/2011

O Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio+20, do qual a ABONG faz parte, está organizando o Seminário Internacional: Cúpula dos Povos da Rio+20 por Justiça Social e Ambiental, que acontecerá em 30/6 e 1/7/2011, e a Plenária de Mobilização, que acontecerá em 2/7/2011, ambos na cidade do Rio de Janeiro. As atividades serão concentradas no Auditório do Instituto Metodista Bennett, sito à Rua Marques de Abrantes, 55, no bairro Flamengo. A proposta dos eventos é estruturar um plano de ação e fortalecer os processos de articulação da sociedade civil nacional e internacional rumo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada em junho de 2012, no Rio de Janeiro. 

Em atividade desde 2010, o Comitê Facilitador é formado por organizações, coletivos e redes da sociedade civil brasileira, e objetiva articular e facilitar a participação da sociedade civil no processo deflagrado pela Rio+20. O Comitê também está acompanhando o processo de participação da sociedade civil na Comissão Nacional para Rio +20, criada pelo decreto presidencial 7495/11. Nela, está prevista a participação de representantes da sociedade civil, porém não está especificado o processo de definição dessa representação.

 

Confira a programação do seminário e da plenária.

 

Reunião com o Secretário Geral da ONU

Em 16/6, representantes da sociedade civil se reuniram com o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, e com o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, para tratar do impacto da participação social nas políticas públicas no Brasil. Estiveram presentes, dentre entidades, associações, centrais sindicais, conselhos e redes sociais, a ABONG e o GRAP-FSM, que puderam tratar de desafios e expectativas relacionados à Rio+20. 

Durante o encontro, Ban Ki-moon ressaltou a importância da participação da sociedade civil para uma mudança no papel da ONU, e afirmou que o mundo tem muito a aprender com a sociedade civil brasileira na defesa da democracia e no resgate da dignidade das pessoas, principalmente dos segmentos excluídos.

Os representantes da sociedade civil presentes abordaram a necessidade de mudança nos modelos de desenvolvimento e expressaram preocupação sobre como a sociedade civil intervirá efetivamente na Rio+20, dentre outras questões. Destacou-se que no processo em curso de organização da Conferência não há clareza quanto à participação social, do que decorre a necessidade de garantia de espaços de incidência. Nesse sentido, coloca-se também como fundamental a construção de ampla mobilização da sociedade.  

São Paulo

Em junho, foi também formado o Comitê Paulista para a Rio+20, em que um grupo de organizações e movimentos sociais se reúne com o intuito de fortalecer as atividades realizadas em São Paulo rumo à Conferência. O espaço é aberto a todas as pessoas, que podem participar da lista de e-mails enviando uma mensagem para comitepaulista@rio2012.org. A próxima reunião está agendada para 12/7, às 18h30, em local ainda a ser definido. 

Veja abaixo o convite completo para as duas atividades:

 

Prezad@s

 

O Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio+20 convida @s parceir@s de movimentos sociais e populares e organizações nacionais e internacionais para participar do Seminário Internacional: Cúpula dos Povos da Rio+20 por Justiça Social e Ambiental, que acontecerá nos dias 30/06 e 01/07/2011, e para a Plenária de Mobilização, que acontecerá no dia 02/07/2011, ambos na cidade do Rio de Janeiro/RJ, no Brasil.

 

As atividades são parte do processo que culminará na realização, em junho de 2012, do evento autônomo e plural, provisoriamente denominado Cúpula dos Povos da Rio+20: por Justiça Social e Ambiental, paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), conforme Convocatória, que segue abaixo e em anexo.

 

Para essa construção, consideramos muito importante a sua participação e gostaríamos de confirmar sua disponibilidade para integrar conosco esse processo.

 

Dado o custo elevado da realização desta atividade e os limitados recursos de que dispomos, poderemos garantir apenas a cobertura dos custos relativos à infra-estrutura básica para a realização dos debates.

 

Por essa razão, considerando seu interesse em participar, gostaríamos de saber se haveria possibilidade de que assumisse os custos de sua participação no encontro (deslocamento aéreo e rodoviário, traslados, hospedagem, alimentação, etc.). Também, gostaríamos de verificar a possibilidade de sua entidade contribuir para viabilizar a participação de outras entidades parceiras nessas atividades.

 

Enviaremos as informações sobre a logística das atividades nos próximos dias. Com relação à hospedagem. No entanto, em virtude da reduzida equipe para essa organização, informamos, desde já, que as reservas deverão ser feitas pelos próprios participantes. Para isso, enviaremos uma relação de hotéis localizados próximo ao local do evento. Contamos com sua compreensão quanto a essa limitação!

 

Para consolidarmos a lista de participantes, pedimos que confirme seu interesse em participar preenchendo a ficha de inscrição, em anexo, que deverá ser enviada, até a próxima quinta-feira (16/06)aos cuidados de Marcia Casturino (secretariaoperativa@rio2012.org.br), que está à frente da organização operacional e que também poderá esclarecer eventuais dúvidas.

 

 

Abraços fraternos!

 

Coordenação* do Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio+20


*Composta por:

 

Rede Brasileira pela Integração dos Povos (REBRIP)

Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais (Rede Brasil)

Fórum Brasileiro de ONGs e movimentos sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS)

Central Única dos Trabalhadores do Brasil (CUT)

Associação Brasileira de ONGs (ABONG)

Grupo de Reflexão e Apoio ao Processo do Fórum Social Mundial (GRAP)

Fórum Brasileiro de Economía Solidária (FBES)

Via Campesina (VC)

Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU)

Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA)

Jubileu Sul

Indigenous Movement

Women's Movement

Afro-Brazilian Movement

 

Leia também a Carta convocatória do Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio+20

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca