ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Mesa de Articulación

Ato contra tortura na Fundação Casa reúne entidades de direitos humanos

29/06/2011

No dia 14 de junho, 17 menores foram agredidos pela tropa de choque e funcionários da Fundação Casa Raposo Tavares, localizada no Jardim Arpoador em São Paulo. Luiz Gonzaga Dantas, ouvidor da Polícia Civil do Estado de São Paulo, informa que as denúncias foram encaminhadas para a corregedoria e o Ministério Público.

 

As mães dos menores tomaram conhecimento das agressões no sábado seguinte ao episódio, dia 17 de junho, quando foram visitar seus filhos. Givanildo Manuel, membro do Tribunal Popular, rede de entidades que atua na defesa de direitos humanos e recebe denúncias de crimes cometidos pelo Estado, considera que, apesar da mudança de nome, as práticas da Fundação Casa são as mesmas dos tempos da Febem. "Essa situação da Febem é uma situação que se perpetua aqui no Estado de São Paulo. Mudou de nome de Febem para Fundação Casa, mas continua com a mesma concepção de exceção ao trato desses adolescentes, desrespeitado o Estatuto da Criança e do Adolescente e impondo o pior atendimento a esses adolescentes".

 

O espancamento foi um dos assuntos discutidos no ato promovido por entidades de direitos humanos, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, nesta terça-feira (28/06). Participaram da manifestação, familiares dos internos, o Grupo Tortura Nunca Mais e as Mães de Maio, entre outros movimentos.

 

Confira a reportagem completa aqui.

 

Fonte: Rádio Brasil Atual

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca