ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • MCCE

Universidades lançam edital para Pós-Gradução com foco em Economia Solidária

07/07/2011

Por meio de parceria, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançaram, no último dia 4, edital para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública e Sociedade. Em sua 3ª edição, o curso se volta para as políticas públicas em Economia Solidária.


Devido a um convênio com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), esta edição do curso será gratuita, com 400 vagas ofertas divididas por todas as regiões do Brasil. As inscrições prosseguem até o dia 25 deste mês e são efetuadas exclusivamente pela Internet.


De acordo com o edital, a pós-graduação tem por objetivo "discutir diversas problemáticas da sociedade contemporânea e a gestão pública de políticas em economia solidária, qualificando a elaboração e a avaliação de políticas públicas dentro do seu contexto social e político, incluindo desde a história do Brasil e do Estado Brasileiro, da formação da agenda governamental até a execução dos programas e políticas públicas".

 

Na opinião dos promotores do curso, estas questões são necessárias para "a produção de novos parâmetros para se pensar e intervir no aprimoramento e democratização tanto da gestão pública brasileira, como da própria sociedade, numa dupla implicação dialética".

 

Pensado por um grupo de pesquisadores engajados nas lutas da América Latina, o curso "pretende se diferenciar dos cursos gerencialistas e tecnicistas, que disseminam as teorias da administração empresarial no Estado latinoamericano, naturalizam o Estado capitalista e a sociedade de classes".


Esse posicionamento se refletiu na montagem da grade curricular, "composta por diversos módulos articulados entre si que pretendem permitir aos alunos a socialização do seu conhecimento, o contato com professores de diversas áreas do conhecimento, a teorização dos problemas da sociedade contemporânea em perspectiva histórica e o desenvolvimento de ações totalizantes no campo da autogestão e economia solidária", segundo o edital.


As aulas serão ministradas por professores das duas universidades e por membros convidados do Centro de Formação Sul, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Gabinete da República, Núcleo de Apoio às Atividades de Extensão em Economia Solidária (Nesol), dentre outros.


O edital do 3º Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade está disponível aqui.


Fonte: Adital

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca