ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • TTF Brasil

Desmatamento e educação são desafios nas Metas do Milênio para América Latina e Caribe

08/07/2011

Um relatório das Nações Unidas, divulgado nesta quinta-feira, revela que a América Latina e o Caribe tiveram avanços no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, mas ainda precisam de progressos em várias áreas. O relatório das Metas do Milênio foi lançado, em Genebra, pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon. Segundo o documento, os países latino-americanos e caribenhos avançaram no combate à fome, à desigualdade de gênero e à mortalidade infantil.

Já o combate à pobreza, os índices de educação, saúde materna, HIV e desmatamento estão registrando progressos lentos.


As Metas do Milênio são um plano de ação para eliminar males sociais até 2015. De acordo com os dados da ONU, a taxa de mortalidade de crianças com menos de cinco anos na região caiu de 52% em 1990 para 23% em 2009. A redução leva a crer que a região como um todo irá cumprir a meta.

O combate à pobreza, no entanto, tem se mostrado mais difícil. Entre 1990 e 2005, a quantidade de pessoas vivendo com menos de US$ 1,25 por dia diminuiu apenas 3%. Enquanto países como o Brasil registram ganhos importantes no combate ao HIV, o Caribe está com a segunda maior taxa de novas infecções de todo o mundo em desenvolvimento.

 

O acesso a saneamento também é baixo em quase todos os países. Dados do Ibge sugerem que em algumas cidades brasileiras, mais de 90% dos moradores não têm acesso a esgoto tratado. O desmatamento também continua sendo um dos grandes desafios para vários países da região. Mas a América do Sul registrou uma perda líquida de florestas com pouco menos de 4 milhões de hectares por ano durante o período de 2000 a 2010, apesar do fato de o desmatamento estar diminuindo em nível global.

 

Fonte: Rádio ONU (Mônica Villela Grayley) / EcoAgência

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca