ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • União Europeia
  • REDES

    • MCCE

Consumismo é tema de debate entre jovens participantes do 7º Levante da Juventude

14/07/2011

"Tem lógica nós trocarmos de celular toda hora? Tem lógica alguém ter 15 pares de sapato?" Os questionamentos feitos por Eliane de Moura Martins, do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) foram ouvidos atentamente pelos jovens que participavam do 7º Levante da Juventude Rural e Urbana do Rio Grande do Sul na última sexta-feira (8).

 

Em sua fala, Eliane alertou os jovens sobre a "lógica do mercado", que cria "necessidades" de consumo. "Ele cria essa lógica de que precisamos, de que sentimos necessidade [de comprar]. Isso é feito para que o sistema funcione", explicou.


A integrante do MTD ainda lembrou que os jovens e as mulheres são os mais explorados pelo mercado e assediados para consumir. "O trabalho é socializado. Porém, a riqueza do nosso trabalho é socializada?", indagou.

 

Em entrevista à Adital, Eliane destacou que o Levante da Juventude proporciona ao jovem uma visão de resistência e enfrentamento a esse modelo. De acordo com ela, a proposta é que o jovem "desnaturalize" a proposta do capitalismo. "Isso não quer dizer que a gente não deve utilizar as tecnologias, mas que devemos ser conscientes de utilizar aquilo que auxilie no desenvolvimento humano", observou.

 

Para Eliane, o sistema capitalista incentiva um consumo descartável, banalizado. "Hoje, até a vida é banalizada. [É necessário se perguntar se] a gente precisa mesmo de tudo isso", refletiu.

Na opinião dela, a educação popular é fundamental para ajudar o jovem a questionar essa realidade. Isso porque a educação parte da visão de mundo deles.


"O jovem precisa decodificar, desvelar o mundo. É importante fazer isso com o outro e como um trabalho permanente", finalizou.


O 7º Levante da Juventude Rural e Urbana do Rio Grande do Sul reuniu cerca de 550 jovens entre os dias 8 e 10 de julho em Santa Maria, como atividade paralela à 18ª Feira Estadual de Cooperativismo (Feicoop) e a 7ª Feira de Economia Solidária do Mercosul.

 

Fonte: Adital

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca