ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • FIP

Guarabira (PB) lança campanha contra corrupção nas eleições

01/09/2010

“Por uma eleição sem corrupção”

 

Representantes de organizações da sociedade civil organizada, movimentos sociais, lideranças populares, religiosas, políticos, professores e estudantes de escolas locais e universitários acompanharam, na noite do ultimo dia 27, o lançamento da campanha educativa "Voto comprado, direito negado! Por Uma Eleição Sem Corrupção", realizada pelo SEDUP - Serviço de Educação Popular.

 

O SEDUP é uma organização não governamental, com 29 anos de atuação no brejo paraibano. Filiada a ABONG (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais) a instituição tem, ao longo de sua existência, acompanhado o contexto social, histórico e político na região e no país, favorecendo processos participativos que fortalecem a democracia e justiça social. Como estratégia desenvolve, entre outras ações, atividades de conscientização através da realização de campanhas educativas no município e na região.

 

Por ocasião do processo eleitoral o SEDUP estará desenvolvendo uma campanha de sensibilização contra as práticas de corrupção eleitoral e corrupção nos Poderes Públicos. A ação contará com a parceria do Comitê 9840 - Guarabira e do Fórum das Entidades Populares e Movimentos Sociais de Guarabira. O lançamento dessa ação se deu com um seminário, sobre o tema, realizado no dia 27 no CENSL – Centro Educacional Nossa Senhora da Luz.

 

Durante o seminário os participantes puderam ouvir e aprender sobre como ocorre e como combater a corrupção no processo eleitoral e nos poderes públicos. Além dos materiais educativos que comporão a parte de comunicação da campanha, e que foram apresentados e distribuídos no evento, a campanha será desenvolvida através de atividades nas escolas, universidade e, possivelmente, em bairros da cidade, envolvendo a sociedade, principalmente jovens estudantes, no debate sobre a corrupção e sobre como combatê-la.


Os objetivos dessa campanha, segundo Luciel Araújo, coordenador do SEDUP é “sensibilizar a população sobre o tema da corrupção eleitoral, contribuir para o seu combate e divulgar as conquistas da Lei 9840 e também apoiar a luta pela aplicação da Lei 135/2010, da Ficha Limpa”.

Até o dia 15 de novembro (no caso de segundo turno), a campanha promoverá debates nas escolas, reuniões em entidades de apoio ao movimento e atividades educativas nos bairros.

A mesa do seminário foi composta pelo professor doutor Leôncio Camino Rodriguez Larrain (Conselheiro Gestor do SEDUP) que falou sobre os vários níveis da corrupção eleitoral; Rainério Rodrigues Leite – Secretário Regional do TCU (Tribunal de Contas da União) na Paraíba e Coordenador Representante do FOCCO (Fórum Paraibano de Combate à Corrupção) que falou sobre a corrupção na gestão pública e a senhora Cristiane Vasconcelos Mesquita – Secretária Executiva do Comitê Nacional do MCCE (Movimento Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral) que falou sobre a Lei 9.840/99, primeira de iniciativa popular do país, e que vedou a compra de votos e uso da máquina administrativa.

 

Na abertura, o poeta guarabirense Márcio Bezerril, recitou um poema sobre o tema e no encerramento outro poeta popular, cantador, Jorge Nascimento, também abordou o tema fazendo sua apresentação com sua viola.

 

www.sedupcomunica.blogspot.com

seduppb@uol.com.br

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca