ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte

Massacre ‘silencioso’: desde 2007 são 30 mil pessoas assassinadas e 20 mil desaparecidas no Rio de Janeiro

01/08/2011

A orla de Copacabana foi o local escolhido por centenas de manifestantes para protestar contra o assassinato de 30 mil pessoas desde 2007 e o desaparecimento de 20 mil no Rio de Janeiro. Com roupas pretas e máscaras com rostos de desaparecidos e vítimas da violência, o grupo fez uma marcha do início ao fim do calçadão e fincou 3 mil rosas com fitas pretas, em sinal de luto pelas vítimas de homicídios, além de uma cruz de 4 metros de altura.

 

A finalidade também foi chamar a atenção para a ineficiência da polícia e a morosidade da Justiça. Segundo o presidente da organização, Antônio Carlos Costa, da organização não governamental Rio de Paz, a elucidação desses crimes não passa de 8%. “É ridículo que 92% dos homicidas não sejam punidos. E essa impunidade incentiva a violência. Foram cerca de 800 pessoas que vieram aqui demonstrar sua indignação.”

 

Uma das reivindicações do grupo é o julgamento e punição dos assassinos do menino Juan, de 11 anos, morto em um confronto entre policiais militares e traficantes na Baixada Fluminense, há pouco mais de um mês. O corpo do menino apareceu em um rio.

 

Entre os parentes de vítimas da violência estavam os da engenheira Patrícia Franco, que desapareceu em junho de 2008 e do menino de 5 anos João Roberto, morto por policiais também em 2008.

 

Fonte: Agência Brasil (Flávia Villela)

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca