ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política

Lançado em São Paulo o Comitê de Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável

08/08/2011

Durante o evento foi lançado um abaixo-assinado contra as alterações no Código Florestal e a campanha “Floresta Faz a Diferença”, que busca mobilizar a sociedade sobre o tema.

Na manhã desta sexta-feira (5/8), políticos, ambientalistas e representantes de organizações da sociedade civil se reuniram no teatro Tucarena, em São Paulo, para o lançamento do Comitê de Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável. O comitê é o braço paulista da coalização nacional formada por 97 organizações da sociedade civil contrárias ao projeto de Lei (PLC 30/2011) que modifica o Código Florestal Brasileiro, enfraquece a proteção das florestas e promove o retrocesso no combate ao desmatamento. Aprovado na Câmara dos Deputados em maio de 2011, o polêmico projeto aguarda agora a votação no Senado.

 

Durante o lançamento do comitê paulista, representantes de organizações como a OAB, ABONG. CNBB, CUT, MST e ONGs ambientalistas como SOS Mata Atlântica e Greenpeace, além de deputados e senadores, destacaram a importância da mobilização da sociedade para que o texto, aprovado pelos deputados, seja modificado no Senado.

 

“A sociedade precisa se manifestar de forma mais efetiva contra as alterações propostas ao Código Florestal. Só com a adesão da população é que vamos convencer os senadores de que as mudanças são ruins para as florestas, para as pessoas e para o Brasil”, observou a ex-senadora Marina Silva.

 

Um dos pontos altos do evento foi o lançamento do abaixo-assinado que percorrerá o país recolhendo adesões da sociedade contra a PLC 30/2011, para posteriormente ser entregue ao Congresso Nacional e a presidenta Dilma Rousseff. Estavam presente no evento e assinaram o documento o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e os deputados federais Ricardo Tripoli (PSDB-SP) e Ivan Valente (PSOL-SP), o ator Victor Fasano, entre outros.

 

#FlorestaFazADiferença


Uma versão online do abaixo-assinado está disponível no site www.florestafazadiferenca.com.br, que reúne também diversas informações do Comitê Brasil de Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável e busca ser um canal interativo do movimento e de mobilização da sociedade.  Além de assinar petição online, o internauta interessado poderá também divulgar a ação em suas redes sociais e participar da campanha #FlorestaFazADiferença, postando em suas redes uma foto com um dos cartazes do movimento, disponíveis no próprio site para impressão.

 

Contexto


A Câmara dos Deputados aprovou, no final de maio de 2011, um projeto de lei (PLC 30/2011) que modifica profundamente o Código Florestal, enfraquecendo a proteção às florestas e promovendo um retrocesso no combate ao desmatamento.

 

Uma coalizão formada por 97 organizações da sociedade civil contrárias ao projeto, entre elas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a SOS Florestas, Via Campesina, Fórum dos ex-ministros de meio ambiente, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Instituto de Desenvolvimento Social (IDS), Ethos, Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), Rede Mata Atlântica e Rejuma, entre outros, lançou, no dia 7 de junho, em Brasília, o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é mobilizar os brasileiros a manifestarem sua discordância com o texto aprovado pelos deputados, para que no Senado ele seja modificado. A Fundação SOS Mata Atlântica apoia o movimento.


Fonte: SOS Mata Atlântica

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca