ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Mesa de Articulación

Conselho Internacional define em novembro FSM 2013

11/08/2011

Durante a mais recente Reunião do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, que aconteceu entre 25 e 27 de maio em Paris (França), as discussões em torno da solidariedade e do fortalecimento dos movimentos sociais do Norte foram intensas, dando continuidade ao encontro do grupo realizado na sequência do evento do FSM 2011, em Dacar (Senegal).

Propostas concretas de Montreal (Canadá) e da Galícia (Espanha) para abrigar a edição de 2013 foram bem recebidas pelo Conselho, mas a região do Maghreb/Mashrek parece ser a prioridade, inclusive com a anuência das demais candidatas. Para isso, os processos destas duas cidades não devem ser perdidos e o Conselho terá a responsabilidade de contribuir para que ambas recebam apoio. Em Dacar, o Brasil, por meio de Porto Alegre, também havia se manifestado.

Cerca de cem pessoas participaram do encontro em Paris, entre representantes de organizações, redes e movimentos, além de observadores. Sete pontos tomaram a pauta: Revoluções na região do Maghreb/Mashrek; Relatório da Avaliação de Dacar; Recursos do FSM; Futuro do Fórum e local do FSM em 2013; Comissões (Metodologia, Estratégia e Comunicação); Novos membros; Próxima Reunião do CI.

De acordo com o relatório, dada a situação política ainda volátil na região do Maghreb/Mashrek, ainda não é possível tomar a decisão final. Os representantes de lá relataram que, enquanto as discussões foram iniciadas, nenhuma decisão final sobre o local foi tomada. Embora diversos locais estejam sendo discutidos, os dois mais proeminentes são Túnis e Cairo. Levar o Fórum a essa região seria muito importante para o processo para seu revigoramento, dos seus movimentos sociais e dos ativistas – e eles devem ser incluídos no processo. Como as mulheres na região são tradicionalmente excluídas das principais decisões políticas, levar organizações feministas de outros lugares para dialogar com elas seria extremamente enriquecedor e importante. O CI constituirá um grupo para 2013 que deve se envolver no processo de acompanhar o comitê organizador local. Deve considerar também a organização de uma reunião do próprio Conselho na primeira metade de 2012 na região da Mesopotâmia.

Além disso, o processo de 2011/2012 integrará a mobilização em torno da reunião do G20 e das mobilizações em torno da Reunião de Mudança Climática Rio + 20, em 2012.

As próximas datas:

2011

Setembro: Uma reunião inter comissões acontecerá, em Diyarbakir (Curdistão), para coincidir com a o Fórum Social da Mesopotâmia (20 e 25 de setembro).

Novembro: A próxima reunião do CI será organizada em Dhaka (Bangladesh), de 22 a 24, em conjunto com Fórum Social do Sul da Ásia, também em Dhaka, entre 19 e 21 de novembro. As datas exatas da reunião do CI serão confirmadas.

2012

17 de março: reunião do CI no Curdistão

Fórum dos Fóruns (Galícia)

2o semestre: reunião na Região do Maghreb/Mashrek

Para saber as informações de cada pauta, acesso ao relatório: PT e EN

Veja também o calendário de mobilização rumo à Rio+20.

Fonte: Fórum Social Mundial

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca