ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • FIP

Cacique preso por lutar pelo direito a território volta para casa

27/08/2010

A CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço) recebe com alegria a notícia de liberdade concedida ao Cacique Babau e seus irmãos Givaldo e Glicéria, no último dia 16. Esta vitória é uma vitória coletiva. É uma vitória dos movimentos sociais e da sociedade civil que participou da Campanha “Solidariedade ao Povo Tupinambá – Liberdade ao Cacique Babau” promovida pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

 

Em maio deste ano, a CESE divulgou um CESE Advoga pedindo a cada uma e cada um que se unisse a luta contra a criminalização do território. As mensagens enviadas por nós e também por todas e todos vocês aos Desembargadores do Tribunal Regional Federal (TRF), as manifestações e os atos de solidariedade foram fundamentais para que, hoje, a prisão injusta de Babau (em Buerarema, sul da Bahia), tenha se resolvido.

 

A CESE repete e reforça o que destacou no CESE Advoga (04 de maio de 2010) de que medo de manifestação pacífica e de cidadania ativa não pode justificar nenhuma ação policial sem comunicado formal. Para a CESE, essas prisões só reforçam o processo de criminalização e tentativa desqualificação da ação dos indígenas na defesa dos seus direitos. Por acreditar na reconquista da terra como luta legítima e fundamental para que as populações tradicionais, quilombolas e indígenas tenham soberania e vivam em paz, a CESE reforça, mais uma vez, a importância do respeito e da preservação dos seus modos de vida específicos.

 

Nossos agradecimentos a cada uma e cada um que contribuiu com a realização da Justiça e fez seu exercício de cidadania integrando esta campanha com desfecho vitorioso.

 

Fonte: Boletim da CESE

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca