ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • ALOP

Começa hoje o Plebiscito Popular pelo limite de propriedade da terra no Brasil

02/09/2010

Com urnas espalhadas pelos diversos cantos do país o Plebiscito Popular pelo limite de terra começa hoje e segue até o dia 07 de setembro, quando culmina com a mobilização do Grito dos Excluídos.

 

O objetivo do Plebiscito é pressionar o Congresso Nacional para que seja incluído na Constituição Federal um novo inciso que limite o tamanho da terra em até 35 módulos fiscais - medida sugerida pela campanha do FNRA. Áreas acima de 35 módulos seriam incorporadas automaticamente ao patrimônio público e destinadas à Reforma Agrária. Caso a proposta seja aprovada, mais de 50 mil grandes propriedades de terra seriam atingidas no país. Só no estado de Pernambuco, seriam cerca de 1.120 latifúndios, o que significa dizer que aproximadamente um terço das terras no estado seriam democratizadas, ampliando a produção no campo. Na Bahia, o número de propriedades acima de mil hectares é de 0,51%, o que chega a alarmantes 45% da área do Estado, revela pesquisa realizada pelo Geografar.

 

Além da votação, a população também será convidada a subscrever uma proposta de emenda parlamentar – PEC – sobre a limitação da propriedade da terra. Igrejas, organizações populares, sindicatos, associações e movimentos sociais de abrangência nacional montarão urnas em seus locais de atuação para a votação popular.

 

No Dia 03 de setembro, a partir das 9:00 e durante todo o dia, na Praça da Piedade, Salvador, será realizado um ato de mobilização com coletiva  de  imprensa, oficinas, performances, urnas para votação e celebração ecumênica. No dia 7,  na tradicional caminhada do Grito dos Excluídos ,  haverá urnas espalhadas ao longo do percurso.

 

Junte-se a essa mobilização e organize uma urna em sua entidade, em sua escola ou numa praça do seu bairro. Divulgue e informe outros locais de votação para que mais pessoas possam participar. O resultado final do plebiscito em todo o Brasil será divulgado no final de setembro.

 

Mais informações sobre o Plebiscito acesse: www.limitedaterra.org.br e www.politicaspublicasbahia.org.br

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca