ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • ALOP

Organizações de direitos humanos celebram o dia internacional dos desaparecidos

30/08/2011

A Cruz Vermelha brasileira, a Organização das Nações Unidas (ONU) e diversas organizações ligadas aos direitos humanos celebram hoje (30) o dia internacional dos desaparecidos. Os mesmos organismos comemoram a vigência da Convenção Internacional sobre a Proteção de Todas as Pessoas contra o Desaparecimento.

 

Segundo a Cruz Vermelha brasileira, 4,2 mil casos de desaparecimentos nacionais e internacionais esperam solução pelo Departamento de Busca de Paradeiro. O órgão foi criado durante a Primeira Guerra Mundial pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, e obedece às Convenções de Genebra.

 

O chefe do Departamento Nacional de Busca de Paradeiro da Cruz Vermelha, Oswaldo Amarante, ressaltou que cerca de 500 entidades, entre ong’s, consulados, institutos de identificação, governos, Agência Central de Pesquisas e Proteção, Serviço Internacional de Buscas e colaboradores, auxiliam na busca por informações dessas pessoas.

 

“O Dia Internacional dos Desaparecidos é como o dia dos pais, do término da Segunda Guerra Mundial ou do holocausto nazista, uma data para sensibilizar as pessoas, porque sabe-se que há pessoas desaparecidas. Também serve para revisar os métodos [de tratamento dos casos de desaparecidos] e prevenir que isso ocorra”.

 

Segundo Amarante, todos os pedidos de busca, entre cartas, solicitações pessoais e ligações, encaminhados ao departamento foram atendidos. Agora, ele espera ampliar a ajuda do governo para sensibilizar a população.

 

Fonte: Agência Brasil

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca