ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • ALOP

Na Bahia, trabalhador rural sem-terra é assassinado em frente à família

08/09/2011

Os conflitos no campo fizeram mais uma vítima na última terça-feira (6), no povoado de Mandassaia, localizado na cidade de Monte Santo (BA). O trabalhador rural Leonardo de Jesus Leite, de 37 anos, foi assassinado por pistoleiros, em frente à esposa e dois filhos. Ele era liderança regional do Movimento de Trabalhadores Acampados e Assentados (Ceta).

 

De acordo com o Movimento, há cerca de quinze dias, Leonardo era ameaçado por pistoleiros, a mando de latifundiários. Essas ameaças foram denunciadas para a Polícia Civil e o Ministério Público, que não tomaram providências. Também segundo a organização, nos últimos três anos, cinco trabalhadores rurais foram assassinados no município.

 

A vítima fazia parte de um grupo de sem-terra que atua há mais de dez anos na região. Uma de suas principais lutas é pela desapropriação para fins de reforma agrária da fazenda Jiboia, na cidade de Euclides da Cunha, propriedade do ex-prefeito, José Renato.

 

A região Nordeste apresenta crescimento de 37,5% nos índices de violência no campo, entre 2009 e 2010, segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT). No último ano, foram 440 casos. No estado da Bahia os conflitos aumentaram 89,6%, com 91 casos.

 

Ouça a notícia aqui.

 

Fonte: Radioagência NP (Vivian Fernandes)

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca