ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • MCCE

Ciclo de Palestras irá discutir o direito à comunicação em Fortaleza

15/09/2011

A partir de 16 de setembro, Intervozes a Universidade Federal do Ceará realizam debates sobre a regulação da comunicação no Brasil e na América Latina. Inscrições poderão ser feitas até sexta.

ciclo grande

 

Estão abertas, até o dia 16 de setembro, as inscrições para o Ciclo de Palestras Direito à Comunicação: a sociedade quer discutir a sua mídia, que tem o objetivo de difundir o debate sobre direito à comunicação no Brasil e em outros países, especialmente da América Latina. O Ciclo é uma realização do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e da Universidade Federal do Ceará, através dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, e conta com a parceria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc).

Composto por palestras – abertas ao público – e aulas voltadas para 30 inscritos, o projeto terá início com a palestra “Donos da mídia ou mídia sem dono? Organização, infraestrutura, propriedade e concessão no setor de Comunicação no Brasil”, apresentada pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Venício Lima, um dos principais especialistas em comunicação no país, colunista do Observatório da Imprensa e autor de diversos livros. Também participará da discussão a professora da UFC, Márcia Vidal Nunes, que, na ocasião, lançará o livro “Rádio, Cidadania e Campanhas Eleitorais (1998-2008)” (E-papers, 2010), fruto de pesquisas sobre os usos do rádio nas campanhas eleitorais. A palestra e o lançamento do livro acontecem no dia 16/09 (sexta-feira), no Auditório da Reitoria da UFC, às 18h30min.

Para aprofundar os temas abordados nas palestras, haverá uma aula no dia seguinte à exposição. A primeira ocorrerá no dia 17 de setembro, das 13h às 17h, e será ministrada pelo professor Venício Lima. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico disponível aqui e se cadastrar gratuitamente.

Vale ressaltar a atualidade dos temas abordados pelo Ciclo Direito à Comunicação: a sociedade quer discutir a sua mídia, haja vista as discussões em curso sobre o novo marco regulatório da comunicação, que logo passará por uma consulta pública. Diante deste cenário, o projeto visa a contribuir com a formação teórica e política de estudantes e profissionais de Comunicação, Direito, Ciências Sociais e áreas afins, bem como de integrantes de movimentos sociais interessados no tema e na defesa de uma comunicação democrática.


As inscrições deverão ser feitas no seguinte formulário: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFRjRkw0VUJJc0NLYkIwREUtbjZwMHc6MQ


Serviço:

Ciclo de Palestras Direito à Comunicação – a sociedade quer discutir sua mídia
Palestra: “Donos da mídia ou mídia sem dono? Organização, infraestrutura, propriedade e concessão no setor de Comunicação no Brasil”, com Venício Lima (UNB) e Márcia Vidal (UFC)
Data: 16/09 (sexta-feira) às 18h30, no Auditório da Reitoria da UFC. Acesso Gratuito

 

Confira abaixo as informações sobre temas e debatedores do Ciclo Direito à Comunicação: a sociedade quer discutir a sua mídia.


Ciclo 1
Palestra aberta ao público:
Donos da mídia ou mídia sem dono? Organização, infraestrutura, propriedade e concessão no setor de Comunicação no Brasil.
Data: 16/09
Horário: 18h30min
Local: Auditório da Reitoria UFC
Palestrante: Venício Lima (UnB)
Comentadora: Márcia Vidal (UFC)

Aula para os inscritos
Data: 17/09
Horário: 13h-17h
Local: a ser definido
Ministrante: Venício Lima (UnB)

Ciclo 2
Palestra aberta ao público:
A regra é clara? Legislação da Comunicação Social brasileira
Data: 21/10
Horário: a ser definido
Local: Auditório da Reitoria da UFC
Palestrantes: Néstor Busso (presidente da Federação Argentina de Rádios
Comunitárias – FARCO, membro fundador da Coalizão por uma Radiodifusão Democrática) e Jonas Valente (Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação)

Aula para os inscritos
Data: 22/10
Horário: 13h-17h
Local: a ser definido
Ministrante: Jonas Valente (Intervozes)

Ciclo 3
Palestra aberta ao público:
Cheiro de mudança no ar? As políticas públicas de comunicação em debate hoje
Data: 18/11
Horário: a ser definido
Local: a ser definido
Palestrante: Carolina Ribeiro (Intervozes)
Comentador: Alexandre Barbalho (Uece)

Aula para os inscritos
Data: 19/11
Horário: 13h-17h
Local: a ser definido
Ministrante: Carolina Ribeiro (Intervozes)


Mais informações:
Mônica Mourão (85 – 8616-2627), Iara Moura (85-8633-6220) e Helena Martins (85- 8793-4091 e 9989-7450)


Fonte: Intervozes

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca