ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • TTF Brasil

Belém recebe II Conferência Sul-Americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã

10/10/2011

Quem estiver interessado em participar da II Conferência Sul Americana e VII Brasileira de Mídia Cidadã e discutir a “Amazônia e o direito de comunicar” ainda pode ser inscrever no evento até o dia 10 de outubro. A taxa para estudantes é de R$ 35,00 e para profissionais e pesquisadores é de R$ 70,00.

As Conferências acontecem de 17 a 22 de outubro, na Universidade Federal do Pará e são voltadas para professores, estudantes, profissionais, representantes da sociedade civil e pesquisadores que se interessem por ampliar o diálogo e a reflexão sobre a comunicação cidadã.

Para se inscrever, basta preencher a ficha de inscrição e enviá-la para midiacidada2011@gmail.com, juntamente com o comprovante de pagamento, que deve ser efetuado por meio de depósito no Banco do Brasil, Conta Corrente Nº 99.472-3, Agência: 3702-8 CÓDIGO IDENTIFICADOR: 106.260-3.

 

A Conferência

A Conferência de Mídia Cidadã tem como objetivo reunir pesquisadores, jornalistas, publicitários, estudantes, representantes de movimentos sociais, membros de associações comunitárias e demais membros da sociedade civil para refletir sobre o papel dos meios de comunicação para a promoção da cidadania.


Por meio de apresentação de trabalhos científicos, relatos de experiências, mostras artísticas e demais atividades científicas e culturais, a ideia é discutir como a mídia, enquanto palco de demandas e discussões sociais, precisa também ser palco de variadas vozes, questões e interesses - seja na produção, disseminação ou crítica de produtos e ações comunicacionais.


Assim, a Conferência busca contribuir para formação do cidadão, já que reafirma o princípio da comunicação como direito humano fundamental. E isso inclui não somente o acesso a conteúdos diversos, mas a construção desses conteúdos, a apropriação de tecnologias e a multiplicação da diversidade cultural e socialização do conhecimento.


As três primeiras edições da Conferência Brasileira de Mídia Cidadã foram realizadas na e pela Universidade Metodista de São Paulo, por meio da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, nos anos de 2005, 2006 e 2007. Em 2008, a partir de um processo de ramificação da iniciativa, o evento foi deslocado para Recife (PE), sendo realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No ano seguinte, o evento foi para Guarapuava (PR) na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Em 2010, foi realizada na Faculdade de Pato Branco (FADEP), Paraná.


Amazônia e o Direito de Comunicar


Em sua VII edição, sendo a II de alcance Sul-americano, a Conferência acontece na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém - cidade histórica e marco da colonização de uma região rica, diversa e cheia de conflitos: a Amazônia. Compartilhada por nove países e abrigando mais de 21 milhões de pessoas, a maioria vivendo em regiões urbanas, a Amazônia é espaço de complexas relações entre seus habitantes e os diversos ecossistemas naturais que compõem o seu território e povoam o imaginário mundial.

A inclusão de um espaço tão plural e alvo de atenções mundiais como sede da II Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã e da VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã reforça a missão institucional da Cátedra Unesco/Umesp, promotora do evento, e das demais instâncias organizadoras: disseminar a comunicação voltada para o desenvolvimento regional.

A conferência inclui os eventos paralelos:


III Mostra Nacional de Vídeo Cidadão


Trocas de experiências com apresentação de vídeos produzidos por profissionais, acadêmicos, integrantes de movimentos sociais, organizações não-governamentais e representantes da sociedade civil.


IV Feira Nacional de Mídia Cidadã


Partilha de conhecimentos e vivencia a partir de diversos produtos de comunicação (jornais, projetos, etc) produzidos por profissionais, acadêmicos, integrantes de movimentos sociais, organizações não-governamentais e representantes da sociedade civil.


I Festival de Arte Cidadã


Programação de shows, peças de teatro, performances circenses, apresentações de dança e exposição de artes visuais para difusão da diversidade da produção cultural de artistas e grupos envolvidos com movimentos sociais, programas e projetos de extensão centrados na promoção da cidadania e inclusão sócio-cultural e da produção artística de modo geral identificada com a resistência cultural e a cidadania.


A cátedra Unesco/Umesp de Comunicação


As cátedras UNESCO fazem parte de um programa criado em 1991 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) com o objetivo de criar e estimular redes de cooperação no ensino superior nos países subdesenvolvidos, gerando e compartilhando recursos técnicos para o desenvolvimento institucional em torno das mais diversas áreas do saber.


A Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, com sede na Universidade Metodista de São Paulo, foi criada em 1996 e foi responsável pela implantação da  Rede Brasileira de Mídia Cidadã, em 2009, pela realização das Conferências Brasileiras de Mídia Cidadã, promovidas desde 2005, e pelas Conferências sul-americanas de Mídia Cidadã, realizadas desde 2009.

 

Fonte: : http://www.midiacidada.ufpa.br/

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca