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Cenpec apresenta pesquisa sobre educação e vulnerabilidade no GT de Grandes Cidades do MEC

20/10/2011

No dia 5 de outubro, o coordenador de Desenvolvimento de Pesquisas do Cenpec, Antonio Augusto Gomes Batista, o pesquisador Mauricio Ernica, e a superintendente, Anna Helena Altenfelder, estiveram em Brasília (DF), a convite do Ministério da Educação, para apresentação da pesquisa “Educação em territórios de alta vulnerabilidade social na metrópole” em encontro do GT de Grandes Cidades. O grupo reúne secretários de Educação das 127 maiores cidades do país, das 26 capitais dos estados e do Distrito Federal.

Segundo Ernica, o encontro foi uma boa oportunidade para apresentar aos gestores esse debate do impacto do território sobre a educação. “São raras as políticas que levam em consideração as relações entre educação e território urbano”, acredita. Ainda segundo o pesquisador, o mais comum são ações de cunho socioassistencial, voltadas para a relação escola/família. “Porém isso não é suficiente para transformar a oferta educacional nesses territórios de alta vulnerabilidade”, salienta.

A partir dos seus achados, a pesquisa propõe pontos para o debate, muitas vezes negligenciados pelos gestores da área da Educação, como a necessidade de se pensar em políticas integradas no território; de considerar as relações de concorrência existentes entre as escolas e formular políticas que estimulem a colaboração e a corresponsabilização e de preparar as escolas para atender ao “público real” e não idealizado.

Iniciativa da Fundação Tide Setubal em parceria com a Fundação Itaú Social e o Unicef  e coordenação do Cenpec, o estudo analisou dados das 61 escolas públicas da subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Leste da capital paulista, que atendem 88 mil alunos. Os dados mostram que quanto mais vulnerável o território, menor o resultado das escolas na avaliação do Ideb.

Clique aqui para ler a pesquisa

 

Fonte: Cenpec

 

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