ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Fórum Social Mundial

2ª Jornada de Educação para a Promoção da Igualdade Racial acontece em novembro no Rio de Janeiro

24/10/2011

Em março de 2009 a organização não-governamental Se Essa Rua Fosse Minha realizou e coordenou, com apoio do UNICEF, a 1ª Jornada de Promoção da Educação para a Igualdade Racial da Baixada Fluminense: Conhecer, reconhecer e se comprometer. Foi uma jornada plural com palestras, mesas redondas, oficinas, grupos de trabalho, exposições, apresentações artísticas, presença e participação de estudantes do ensino fundamental e docentes de todos os níveis de ensino dos 13 municípios da Baixada Fluminense, que participaram do encontro.

Os compromissos, então assumidos, permanecem até hoje: além de um conhecer-reconhecer - se comprometer com a Baixada Fluminense, também o compromisso com a equidade social e com o enfrentamento qualificado às desigualdades étnico-raciais com ênfase na educação. Agora, no momento em que Se Essa Rua Fosse Minha se prepara para realizar a 2ª Jornada, esses compromissos se ampliam a toda Região Metropolitana do Rio de Janeiro, (Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João do Meriti, Seropédica, Tanguá) na perspectiva de mobilizar, ao longo dos próximos anos, todo o estado do Rio de Janeiro.

Permanecem também, como referência, os três eixos de abordagem política, acadêmica e pedagógica voltados para uma maior eficácia no enfrentamento das desigualdades sociais e étnico-raciais e para a erradicação do racismo no Brasil.

Como tema desta 2ª Jornada de Educação para a Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de novembro de 2011, no município de Nova Iguaçu-RJ, foi escolhido o mote: POR UMA INFÂNCIA SEM RACISMO em consonância com uma campanha do UNICEF, que leva o mesmo nome.

 

Confira a programação completa e mais informações aqui.

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca