ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • FIP

Unipop comemora 24 anos de trajetória de fortalecimento da sociedade civil

27/10/2011

O Instituto Universidade Popular (Unipop) completa nesta quinta-feira (27) o seu 24º aniversário pautada na luta por garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e contra qualquer tipo de discriminação que fira a dignidade humana. Uma trajetória de fortalecimento da sociedade civil, por meio da promoção e efetivação dos direitos, a partir da formação, articulação e controle social, na perspectiva de uma nova cultura política de participação e de justiça socioambiental na Amazônia.


O evento comemorativo está marcado para o dia 1º, com uma celebração ecumênica, seguida de um coquetel, com a participação de representantes de organizações parceiras da entidade, dentre elas, APACC, Só Direitos, Movimento República de Emaús, SDDH, Fórum DCA, CEDECA Emaús, Igreja Evangélica de Confissão Luterana, dentre outras.

 

A Unipop é uma organização sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal e estadual, que surgiu da mobilização de um conjunto de entidades, movimentos sociais e igrejas comprometidas com a teologia da libertação e a defesa da Vida, para ser um espaço plural de formação de lideranças populares, agentes pastorais, educadores sociais, arte-educadores e de fortalecimento de Redes e Fóruns em defesa da democracia e da justiça socioambiental.

 

Ao longo destes 24 anos de existência, a entidade tem se legitimado como uma entidade de formação para a cidadania ativa, ecumênica, de educação popular, cujo princípio metodológico básico está no pluralismo político, de gênero, cultural e religioso. Para isso, trabalha para formar lideranças democráticas dos e para os movimentos sociais, populares, agentes pastorais e grupos de jovens. Nos últimos 19 anos, a entidade tem ampliado a sua atuação, incluindo nos processos formativos a questão ambiental, tanto no curso de formação política, quanto junto a educadores/as sociais e jovens de escolas públicas da Região Metropolitana de Belém.

 

Uma outra preocupação da entidade é estar a serviço da mobilização e articulação da sociedade civil, fortalecendo o Fórum Estadual de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, combatendo o trabalho infantil e a violência sexual e doméstica contra crianças e adolescentes, considerando as  constantes denúncias de abusos e violação dos direitos de crianças e adolescentes.

 

Com o segmento juvenil desenvolve processos formativos e organizativos baseado na educação para o desenvolvimento humano que contempla: educação para valores, protagonismo juvenil, cultura da trabalhabilidade, direitos humanos, justiça ambiental, sexualidade, educação e trabalho.

 

A Unipop desenvolve suas ações pautadas em três programas: Juventude, Participação e Autonomia, que tem por objetivo contribuir para o empoderamento da juventude amazônica, fortalecendo e ampliando ações individuais e coletivas pela promoção e garantia de seus direitos; Formação de Educadores Sociais, para fortalecer os processos de organização e luta pelos Direitos Humanos, Econômicos Sociais, Culturais e Ambientais (Dhescas), por meio de processos formativos de educadores, fundamentados na arte educação e na formação sócio-política.

 

Por fim, conta com o Programa de Promoção e Proteção dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Pró-DCA), que busca contribuir para a garantia dos direitos e enfrentamento a todas as formas de violência contra crianças e adolescentes no Brasil, por meio de ações concretas nas áreas de maior incidência de violação dos direitos no Estado do Pará e ações de advocacy a nível nacional.

 

Fonte: Unipop

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca