ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • MCCE

Ex-alunos da PM vão a Júri por morte de adolescente

28/10/2011

Na próxima terça-feira (dia 1º de novembro), a partir das 14h, serão julgados pelo 1º Tribunal de Justiça do Recife, no Fórum Rodolfo Aureliano, os ex-alunos do Curso de Formação da Polícia Militar de Pernambuco, Baltazar Arantes e Silva e Eduardo de Souza Xavier, acusados do assassinato do adolescente Denis Francisco do Santos, na época com 14 anos de idade, ocorrido no dia 13 de janeiro de 2008, durante prévia de carnaval realizado na Avenida do Forte, bairro do Cordeiro, Recife.

 

Segundo o Ministério Público de Pernambuco, o adolescente foi abordado pelos denunciados durante as festividades da prévia carnavalesca. Na ocasião, o adolescente Denis Henrique se divertia na festa quando o denunciado Baltazar Arantes, na condição de aluno do Curso de Formação de Policiais (CFAP) da Polícia Militar de Pernambuco, segurou o pescoço da vítima, num golpe denominado “chave de braço” ou “gravata”.

 

O golpe impossibilitou a respiração de Denis, que segundos depois perdeu a consciência e foi arrastado pelo denunciado, juntamente com o também então aluno da PM, Eduardo de Souza. O adolescente foi jogado ao solo num lugar próximo, tendo sido, minutos depois, constatada a morte cerebral, em razão da asfixia mecânica (conforme laudo da perícia).

 

O Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec) acompanhou o caso desde o início, através de seus advogados e junto ao Conselho Tutelar. No Júri de terça-feira, vai atuar como assistente de acusação do Ministério Público de Pernambuco, através dos advogados Marcelo Santa Cruz e Aryanne Vasconcelos.

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca