ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • União Europeia
  • REDES

    • Plataforma MROSC

Frente Ambientalista e Subcomissão Especial Rio + 20 debatem “Meio Ambiente Urbano” em SP

11/11/2011

Encontro reunirá governantes, sociedade civil e especialistas para falar das alternativas pautadas na questão ambiental como contribuição para conferência

 

Brasília, 8 de novembro de 2011 – Questões como mobilidade, crescimento populacional, infraestrutura e os impactos da vida urbana ao meio ambiente serão debatidos na reunião que a Frente Parlamentar Ambientalista e a Subcomissão Especial Rio + 20 realizará na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 21 de novembro.

 

O debate, intitulado “Meio Ambiente Urbano" é o terceiro de uma série que a Frente está promovendo referente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a RIO + 20, que será realizada em junho de 2012. O objetivo do ciclo de debates é sistematizar e propor alternativas para solucionar os principais problemas relacionados ao meio ambiente no Brasil. O resultado será levado para conferência para fomentar para os debates.

 

Além de parlamentares, governantes, ONGs de defesa do meio ambiente e sociedade civil, também foram convidados para o debate na capital paulista o urbanista Cândido Malta; o secretário de Meio Ambiente da cidade de São Paulo, Eduardo Jorge; o ex-deputado federal Fábio Feldmann; o presidente emérito do Instituto Ethos, Oded Grajew; e o jornalista André Trigueiro.

 

“Estamos às vésperas de uma reunião mundial, talvez a mais importante desse início do século 21. Neste momento o mundo vive uma crise econômica que se alastra e preocupa a todos. Mas isso não é nada diante da emergência ambiental que enfrentamos que coloca em risco a própria vida no Planeta”, afirma o coordenador da Frente Ambientalista e presidente da subcomissão especial da RIO+20, deputado Sarney Filho (PV-MA).

 

No total serão debatidos cinco temas, um em cada região do país, escolhidos por afetar diretamente a realidade brasileira e norteados pelos dois eixos básicos da RIO + 20: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e o arcabouço institucional para o desenvolvimento sustentável.

 

Os próximos debates serão sobre: Energia – dia 16 de dezembro, em Recife (Nordeste); e Segurança Alimentar – dia 26 de janeiro, em Porto Alegre (Sul). Também está na pauta os encontros Em Busca de uma Economia Sustentável que será realizado dia 27 de março de 2012, em Brasília; e entre os dias 25 a 27 de maio acontecerá o Encontro do Segmento Parlamentar da RIO + 20, com a presença de parlamentares de todo o mundo, no Rio de Janeiro (RJ). Os temas já debatidos foram Biomas, dia 23 de setembro em Manaus (Norte) e Recursos Hídricos em Cuiabá (Centro Oeste).

 

Apoio

 

A agenda Frente Parlamentar Ambientalista para a RIO + 20: Em busca de uma Economia Sustentável, é organizada pela Frente Parlamentar Ambientalista, em conjunto com a Subcomissão Especial RIO+20 da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados e a Fundação SOS Mata Atlântica; e conta com o apoio das Assembleias Legislativas dos Estados, fundação Herbert Daniel, Tetra Park e de parlamentares Federais e Estaduais.

 

As inscrições podem ser feitas pelo site www.fenteambientalista.com

 

Sobre a Frente Parlamentar Ambientalista

 

A Frente Parlamentar Ambientalista, criada em 1997, é constituída por deputados, senadores e entidades da sociedade civil. Atua na promoção de debates e na elaboração de propostas pautadas pela preocupação com o desenvolvimento sustentável. Costumeiramente, os mais diversos segmentos da sociedade são ouvidos nas audiências, encontros e seminários promovidos pela frente.

 

Sobre a RIO+20

RIO + 20 é a abreviatura para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que se realizará no Rio de Janeiro, de 4 a 6 de junho de 2012. A expressão “+20” deve-se ao fato de que a conferência ocorrerá vinte anos depois da “Rio 92”, ou “ECO 92”, que também ocorreu no Rio de Janeiro e é considerada a mais importante conferência ambiental mundial até hoje.

 

 

Serviço:

 

Evento: Debate da Frente Parlamentar Ambientalista para a Rio + 20: Em busca de uma Economia Sustentável

Data: 21/11

Hora: 14h

Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, auditório Paulo Kobayashi (acesso pelo estacionamento da entrada principal)

Entrevista: Dep. Sarney Filho (PV-MA), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e presidente da subcomissão para a RIO + 20 da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.

Contato: Assessoria de imprensa

Eliana Lucena - (61) 3215 1202 / 9978 9815

Renata Leite - (61) 3215 9793 / 8149 2356

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca