ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Action2015

Rede defende participação docente no debate público sobre educação

18/11/2011

Iniciativa pela valorização d@s docentes latino-american@s vai aliar estratégias de comunicação, pesquisa e incidência política para fortalecer agenda

 

Na última quarta-feira, 9 de novembro, organizações da sociedade civil promoveram o lançamento da Vozes da Educação – Rede pela Valorização d@s Docentes Latino-american@s, em São Paulo. Participaram das mesas de debate educadores e pesquisadores do Brasil, do Equador, do Chile, da Argentina, do Uruguai, e do Paraguai. 

Na ocasião, foi apresentado o portal Vozes da Educação e foram divulgados os primeiros dados do levantamento “Os professores e as professoras na mídia latino-americana”, resultado da análise de cobertura de 18 jornais de 10 países latino-americanos. 

De acordo com o levantamento, os professores são retratados na maioria das vezes como responsáveis pelo mau desempenho dos alunos em avaliações, ou ainda julgados pelo próprio desempenho em resultados de avaliações da categoria, sem que sejam ouvidos sobre o tema. O levantamento completo será disponibilizado em breve no portal.

O evento também contou com uma homenagem aos docentes da Colômbia. Nesse país, a profissão docente é considerada de alto risco: educadores são o grupo profissional que mais sofre violência no país (55% dos sindicalistas assassinados são docentes).


Debates

Ainda pela manhã aconteceu o debate A Questão Docente na América Latina (leia mais sobre o debate aqui), com debatedores do Brasil, Equador, Chile, Argentina e Uruguai, que falaram sobre a situação docente em seus respectivos países. Pela tarde, a mesa “A Valorização Docente no Brasil” debateu os desafios nacionais (leia reportagem aqui). Esses debates foram transmitidos ao vivo pelo site da Ação Educativa, e 144 pessoas acompanharam o bate papo enquanto assistiam a distância(leia mais).

 

O encerramento do lançamento da rede se deu com a exibição do filme “Carregadoras de Sonhos”, de Deivison Fiuza, feito com apoio do Sindicato de Professores do Sintese (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe). O filme mostra um dia de trabalho de quatro profissionais do magistério e, além de abordar aspectos estruturais relacionados à educação, também apresenta uma análise do sistema educacional feita pelas próprias professoras. 

Vozes da Educação

A rede possui três eixos estratégicos de atuação: comunicação, pesquisa e articulação política. A cada 15 dias, um novo tema de debate será proposto no portal. O primeiro tema já está no ar: a adoção, pela cidade de Buenos Aires, da avaliação de desempenho de professores com vistas à bonificação por mérito.
No Vozes da Educação, será possível criar blogs na Rede, participar de comunidades e de fóruns de discussão temáticos. O cadastro pode ser executado em poucos passos.

Em seu eixo de pesquisa, a Rede desenvolverá estímulo à produção e divulgação de estudos sobre a condição docente na América Latina, trabalhando também com pesquisas participativas em forma de consultas.

 

A Fundación AVINA, organização presente em 13 países latino-americanos, esteve impulsionando a constituição da Rede desde seu início, junto com a Ação Educativa, aproximando seus parceiros locais e apoiando também as atividades de lançamento. “Esperamos que esta iniciativa consiga catalisar os esforços de mais atores para essa agenda, de organizações da sociedade civil, atores empresariais, pactos sociais, sindicatos, meios de comunicação e atores da cooperação internacional, para a melhoria da qualidade da educação para as crianças e jovens da América Latina”, ressalta Eduardo Santos, gerente programático da AVINA.


Entre as organizações vinculadas à iniciativa, estão Ação Educativa (Brasil), Fundación AVINA (presente em 13 países), CDI – Centro para el Desarrollo de la Inteligencia (Paraguai), CIDPA – Centro de Estudios Sociales (Chile), El Abrojo (Uruguai), Escuelas del Bicentenario (Argentina) e Universidad de La Frontera – Departamento de Educação. São aliados estratégicos da rede a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação, entre outras organizações.

 

Visite o site: http://www.vozesdaeducacao.org.br/

 

Fonte: Observatório da Educação

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca