ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Plataforma MROSC

Abong participa do Fórum de Busan - Quarto Fórum de Alto Nível sobre a Eficácia da Ajuda (HLF4)

28/11/2011

A partir desta terça-feira, a Abong participará do Fórum de Busan (Fourth High Level Forum on Aid Effectiveness), que ocorre entre 29 de novembro e 1 de dezembro. O fórum é organizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pretende analisar os progressos globais na melhoria do impacto e eficácia da ajuda, fazendo compromissos que definam uma nova agenda de desenvolvimento.

 

Entre 26 a 28 de novembro, a cidade de Busan, na Coréia do Sul, já recebeu o Fórum Mundial da Sociedade Civil, evento que precede o Quarto Fórum de Alto Nível sobre a Eficácia da Ajuda (HLF4). Cerca de 300 representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) debateram uma estratégia coletiva em torno das questões prioritárias para HLF4 e para a cooperação internacional como um todo. A Abong participou dos eventos.


O Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs (IFP) – juntamente com duas coalizões de ONGs: CIVICUS / INGO Accountability ForumCarta / Open e Open Forum / ALOP / AidWatch Canadá – organizou o workshop "Para uma maior transparência e prestação de contas das OSCs: a aplicação do quinto princípio de Istambul". O evento aconteceu em 27 de novembro. Para mais informações, acesse aqui (em inglês) ou aqui (em francês).

 

Acesse aqui a programação completa (em inglês, francês e espanhol) do Fórum Mundial da Sociedade Civil.

 

Confira aqui a página oficial do HLF4 (em inglês, francês e espanhol).

 

Leia a Declaração de Organizações da Sociedade Civil Brasileira sobre a Cooperação Internacional e a Eficácia do Desenvolvimento: País Cooperante, Sociedade Cooperante aqui. Também disponível em inglês.

 

A Asociación Latinoamericana de Organizaciones de Promoción (Alop) também divulgou uma nota. Confiraaqui.

 

O Fórum Mundial

 

A AÇÃO AGENDA Accra (AAA) reconhece que a participação OSCs como atores independentes de desenvolvimento é fundamental para a eficácia da ajuda ao desenvolvimento. Da mesma forma, incentiva os doadores egovernos dos países em desenvolvimento aumentando o seu envolvimento com as OSC, para que suas contribuições para o desenvolvimento atinjam seu pleno potencial.

 

Este reconhecimento foi manifesto pela decisão dos governos e organizações multilaterais CSO de conceder, através da Plataforma BetterAid, a participação naEFIC GT-DAC da OCDE, que tem empreendido a tarefa de implementar, monitorar e avaliar o PD e os AAA, bem como preparar o HLF (FAN4) em Busan, Coreia do Sul, que terá lugar de 29 de novembro a 1 em dezembro de 2011.

 

O HLF4 Busan pretende avaliar resultados de Paris e Accra, a partir dos compromissos e metas estabelecidas para 2010. Espera-se também elaborar um documento "resultados", que poderia incluir um quadro de qualidade para a ajuda até 2015, e um plano de ação amplo para a eficácia do desenvolvimento.

 

A participação das OSC no HLF4 não só marca o compromisso do programa atual BetterAid com planos de eficiência ajuda – e a apresentação de Quadro internacional para a Eficiência Desenvolvimento da OSC por Processo do Fórum aberto – mas também oferece a oportunidade para ver como se torna realidade o reconhecimento das OSCs como actores do desenvolvimento.

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca