ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • MCCE

Seminário marca 15 anos de luta do movimento em defesa dos direitos da pessoa com deficiência na Bahia

01/12/2011

No dia 2 de dezembro, véspera da data em que se comemora os 30 anos do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a capital baiana sediará o 15º Seminário de Acessibilidade e Cidadania de Salvador. O evento é realizado pela Associação Vida Brasil juntamente com outras 19 organizações ligadas ao movimento das pessoas com deficiência na Bahia e marca a história de luta desse movimento. O 15º Seminário acontece no Hotel Sol Victória Marina, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

 

Em 2011, com o tema 15 anos de luta, além de fazer um balanço do que foi feito até agora, o movimento em defesa das pessoas com deficiência deseja que o seminário seja um espaço para discutir as perspectivas para o futuro. Principalmente, diante de um contexto em que a temática da acessibilidade vem ganhando destaque no país por conta da realização dos grandes eventos esportivos (Copa do Mundo de 2012 e Olimpíadas de 2014) e do recente lançamento, pela presidente Dilma Rousseff, do Plano Nacional da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite que reúne ações estratégicas em educação, saúde, cidadania e acessibilidade.

 

A programação do seminário conta com 12 palestras e 5 apresentações culturais de grupos formados por pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela visual, intelectual ou física. A avaliação da situação da pessoa com deficiência feita de forma coletiva a partir do Monitoramento dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais na Bahia é um dos destaques da programação.

 

O tema Mulher e Deficiência também será abordado durante o evento, bem como o papel da família no processo de inclusão, cuja pergunta central é “Quem cuida de quem cuida?”. A programação conta ainda com o lançamento do livro Vida Brasil - Acessibilidade, Uma Questão de Direitos Humanos que traz a sistematização da experiência da Vida Brasil em acessibilidade e projetos de desenvolvimento inclusivo.

SERVIÇO


O quê?
15º Seminário de Acessibilidade e Cidadania de Salvador

Quando? 2 de dezembro de 2011 (sexta-feira), das 9h às 18h

Onde? Auditório Ilha de Maré no Hotel Sol Victória Marina (Av. Sete de Setembro, nº 2068, Vitória)


INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES


Por e-mail: 15seminario2011@gmail.com

Por telefone: (71) 3321-4688 (Contato: Adilma Santana)

 

Atendimento à imprensa
Heron Cordeiro (9185-1664) e Islândia Costa (9185-1669) - coordenadores do programa de acessibilidade da Vida Brasil.

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca