ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • ALOP

Organizações sociais promovem Semana em Solidariedade ao povo Guarani-Kaiowá

02/12/2011

O Conselho Aty Guasu e organizações de apoio e solidárias aos povos indígenas promoverão, a partir da próxima segunda-feira (05), em São Paulo, a Semana em Defesa da Terra, Vida e Futuro Guarani-Kaiowá. Serão várias atividades, em que as lideranças Guarani Kaiowá poderão denunciar as violências empregadas pelo Estado e pelos fazendeiros, bem como terão a oportunidade de fortalecer a aliança com apoiadores da sua causa na capital paulista. O Ministério Público Federal (MPF) vai pedir que a Justiça Federal responsabilize o Estado brasileiro pela atual situação dos cerca de 50 mil índios Guarani Kaiowá que vivem em Mato Grosso do Sul (leia aqui sobre o tema).

 

Na terça-feira (06), às 19h, na Câmara Municipal de São Paulo, Lideranças indígenas Guarani Kaiowá representantes da Aty Guasu e organizações sociais lançarão o Comitê Nacional em Defesa da População Indígena de Mato Grosso do Sul. O Comitê terá como objetivo recolher e encaminhar denúncias de violações de direitos humanos contra os Guarani kaiowá dentro e fora do Brasil.

 

As organizações que fazem parte do Comitê, em São Paulo, lembram que casos de violência, como o do cacique Nísio Gomes, recentemente executado a tiros por pistoleiros são frequentes. De acordo com relatório do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o Mato Grosso do Sul concentrou 55% dos casos de assassinatos de indígenas nos últimos oito anos. Foram 250 homicídios.

 

Veja, a seguir, a programação de atos, debates, lançamento e homenagens:

 

- Dia 5 - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Plenário Juscelino Kubitschek

Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - São Paulo – SP.

19hs: As lideranças acompanharão o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos oferecido para a advogada de Direitos Humanos Michael Mary Nolan e farão a leitura do Manifesto do Conselho Aty Guasu, elaborado no último 27 de novembro de 2011, no Mato Grosso do Sul.

 

- Dia 6 - Câmara Municipal de São Paulo, na Sala Tiradentes

Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista (próximo ao metrô Anhangabaú).

18hs30min: Entrevista coletiva com lideranças Guarani Kaiowá representantes da Aty Guasu

19hs30min: Lançamento do Comitê Nacional em Defesa da População Indígena de Mato Grosso do Sul, com a presença de representantes do Comitê, lideranças Guarani Kaiowá e da Dra. Lucia Helena Rangel, do Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP.

 

- Dia 7 - Centro da Cultura Judaica

Rua Oscar Freire, 2.500 - (próximo ao metrô Sumaré)

20hs30min: Exibição do Documentário “À Sombra de um Delírio Verde”, seguido de debate com as lideranças Guarani Kaiowá do MS.

 

- Dia 8 - Sesc Consolação

Avenida Paulista, 119 (próximo ao metrô Brigadeiro)

18hs30min: Homenagem e voz ao Povo Guarani Kaiowá durante o lançamento do Relatório de

Direitos Humanos da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos.


Fonte: Brasil de Fato

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca