ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política

Sistema de indicadores socioambientais para UCs da Amazônia será lançado nesta quinta, em Brasília

07/12/2011

Resultado de um trabalho de elaboração participativo e de valorização das demandas locais, a nova metodologia, desenvolvida pelo Programa Monitoramento de Áreas Protegidas do ISA, fornece subsídios para as instituições e os atores que atuam diretamente na gestão dessas Unidades Conservação da Amazônia Brasileira.

 

Reunido em um conjunto de quatro cadernos e um CD, esse sistema alternativo começou a ser desenvolvido entre 2009 e 2011, período em que o Programa Monitoramento de Áreas Protegidas do ISA promoveu 30 eventos nacionais, locais e regionais e participou de outros 20, incluindo debates, elaboração e análise da nova proposta metodológica, da qual participaram direta ou indiretamente mais de 600 pessoas de 80 instituições – governamentais, da sociedade civil, de pesquisa e acadêmicas - de nove estados da Amazônia Legal e do DF.

 

A nova proposta apresenta-se como uma alternativa às ferramentas sistemáticas de informação atualmente utilizadas para subsidiar a gestão de UCs no Brasil. É socialmente inclusiva, valoriza os processos coletivos de gestão diante das necessidades locais e sua principal vantagem em relação à outras metodologias é que ela pode ser apropriada. Foi concebida para ter vida própria, sem ficar restrita a uma instituição ou na dependência de especialistas para ser utilizada.

 

O trabalho foi realizado pelo ISA em parceria com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente), o Ipê (Instituto de Pesquisas Ecológicas), a FVA (Fundação Vitória Amazônia)e o Ceuc ( Centro Brasileiro de Unidades de Conservação) e contou com o apoio da Fundação Moore.

O lançamento será nesta quinta-feira, 8/12, em Brasília. A partir do dia 9/12, a publicação estará disponível no site de Unidades de Conservação do ISA e poderá ser acessada no endereço http://uc.socioambiental.org

 

Confira!

 

Serviço

Data: 8/12/2011 (quinta-feira)

Local: Restaurante Rappel

CLN 210 Bloco B, Brasília-DF

Horário: 19h

 

Confirme sua presença com Cristina pelo email cristina@socioambiental.org

 

Fonte: Instituto Socioambiental (ISA)

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca