ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte

Adolescentes debatem sexualidade como direito a partir de filmes

15/12/2011

No dia 8 de dezembro 50 adolescentes participaram do Circuito Cinema e Política, promovido pelo Inesc. Sexualidade foi o tema deste ano. 

O evento deste ano foi aberto com dois pequenos vídeos do “Me Dá um Espresso” (é um videolog que aborda temas como política, arte e a luta entre Bárbara e sua infame cafeteira). De acordo com Márcia Acioli, assessora política do Inesc e responsável pelo projeto, os vídeos foram escolhidos “pela linguagem direta, didática e bem humorada, um convite para um diálogo aberto, livre de preconceitos”. Foram apresentados ainda os filmes “Minha Vida de João” e “Eu não quero voltar sozinho”, um curta metragem de Daniel Ribeiro, 2010.

Após a exibição, os adolescentes se dividiram em três grupos e foram realizadas oficinas específicas orientadas pelos temas relações de gênero, direitos sexuais e diversidade. Na etapa de socialização, os participantes da oficina sobre diversidade sexual prepararam uma peça teatral demonstrando a dificuldade da aceitação da família e amigos com relação à orientação sexual. Os outros apresentaram a conclusão da discussão dos temas dos grupos.

“Com os filmes e as oficinas, os meninos expressaram suas construções acerca dos temas problematizados. O grupo conseguiu compreender que as relações de gênero são construídas socialmente e que podem ser desconstruídas e que a educação é fator determinante para a consolidação dos preconceitos ou para a superação deles. E, quanto aos direitos sexuais, o grupo defendeu que a importância do respeito como base para qualquer relacionamento”, disse Márcia.

Para Simone Florinda, do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA) e oficineira, a discussão conduzida por filmes assegurou o sucesso do encontro. “Foi uma experiência incrível, achei que todas as etapas serviram para fixar a discussão e, ao mesmo tempo, assegurar um clima de afetividade e integração entre os participantes”.

Saiba mais - Circuito Cinema e Política

O Circuito Cinema e Política é um evento em que promove debates sobre algum tema importante para os adolescentes por meio de outras linguagens. Os filmes além de sensibilizarem, provocam o envolvimento dos adolescentes.

 

Fonte: Inesc

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca