ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • FIP

Greenpeace no Fórum Social Temático - acampamento solar

20/01/2012

O Fórum Social Mundial (FSM) é um espaço de debate, troca de idéias, reflexões, formulação de propostas e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil.

O FSM acontece em Porto Alegre entre os dias 24 e 28 de janeiro. A novidade é que, neste ano, ele será temático: “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”.

 

 

Preparativos para o acampamento do Greenpeace no Fórum Social Mundial

 

Devido à proximidade da Rio+20 (Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável), que acontece em junho deste ano no Rio de Janeiro, o FSM servirá também como um espaço de debate preparatório para a Cúpula dos Povos - reunião paralela à Rio+20, que coloca a pauta ambiental em evidência e apresenta propostas alternativas àquelas dos governos.

 

O Fórum é um evento descentralizado, que conta com grupos temáticos, grupos de trabalho e atividades organizadas por ONGs, movimentos sociais.

 

Para o FSM, o Greenpeace preparou um acampamento solar. Isso mesmo, um acampamento solar! Nele, juntamos o uso de tecnologias solares e montamos um trailer movido à energia do sol, com direito à cozinha e chuveiro sem o uso de energia elétrica, apenas com placas fotovoltaicas que acumulam a energia do sol. Estamos aplicando também técnicas de permacultura, como banheiro seco, mictórios ecológicos, composteira e reciclagem de água cinza.

 

O objetivo é mostrar à comunidade, aos participantes do Fórum e aos demais visitantes que é possível, sim, construirmos um outro futuro, utilizando energias mais limpas para um modo de vida mais sustentável.

 

Para a construção e a instalação do nosso acampamento solar, contamos com um grupo de aproximadamente 30 pessoas, todos voluntários do Greenpeace, vindos de diversos cantos do Brasil. Na primeira fase, todo o grupo de voluntários ficará empenhado na montagem do acampamento. Na fase seguinte, o grupo passará por uma capacitação em tecnologia solares, e finalmente, o acampamento será aberto à visitação do público, juntamente com o início do Fórum.

 

Estarei por aqui contando um pouquinho da nossa experiência dentro do acampamento e também sobre o que acontece no FSM durante o mês de janeiro. Espero que gostem e deixem seus comentários. 

Fonte: Greenpeace, por Cristiane Mazzetti, a Green-Repórter para o Fórum Social Munadial

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca