ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • TTF Brasil

Plataforma Open Forum lança manuais de implementação dos princípios de Istambul

01/02/2012

Apenas um mês após a conclusão do histórico acordo internacional com governos e doadores em Busan, Coréia do Sul, organizações da sociedade civil (OSC) podem contar com dois importantes recursos para implementar os Princípios de Istambul para a Eficácia da Contribuição das OSCs ao Desenvolvimento

 

O Manual de Prática e o Manual de Promoção, com versões em inglês e espanhol, estão agora disponíveis para ONGs, organizações e movimentos sociais para apoiar a implementação do marco internacional para a eficácia do desenvolvimento em seus contextos locais.

 

O marco internacional para a eficácia da contribuição das OSCs ao desenvolvimento (composto pelos Princípios de Istambul e pelo Consenso de Siem Reap - http://www.cso-effectiveness.org/IMG/pdf/o_consenso_de_sean_reap_eficacia_das_oscs.pdf) é o principal posicionamento da sociedade civil global sobre o seu papel na promoção do desenvolvimento internacional, elaborado com a contribuição de milhares de OSCs de todo o mundo, e oficialmente reconhecido por governos e doadores no IV Fórum de Alto Nível sobre Eficácia da Ajuda, realizado no fim de 2011 em Busan.

 

"Temos sido bem sucedidos em conseguir o reconhecimento internacional consagrado no parágrafo 22 do Acordo de Parceria de Busan. Agora é a hora de agir ", diz Emele Duituturaga, co-presidente do Open Forum – uma plataforma global e plenamente inclusiva dirigida por e para a sociedade civil, e que levou ao desenvolvimento do marco internacional. "Esses compromissos globais precisam ser traduzidos em ações concretas ao nível local para que seu impacto seja efetivo", acrescenta.

 

Guiados pelo marco internacional, os Manuais visam apoiar o trabalho das organizações para melhorar o seu impacto nas vidas dos mais pobres e marginalizados em todo o mundo e em suas próprias comunidades. O material oferece dicas e conselhos para a defesa de um contexto mais favorável para a sociedade civil para funcionar - por exemplo, garantindo que os direitos humanos aos quais os governos se comprometeram legalmente sejam respeitados na prática.

 

"Vamos desafiar os nossos governos para melhorar o ambiente favorável para as OSC", diz Vazha Salamadze, co-presidente do Fórum Aberto.

 

Site (ES, IN, FR): http://www.cso-effectiveness.org/-toolkits,116-.html?lang=es

 

Manual de Prática (ES, IN, FR): clique aqui para fazer o download.

Manual de Promoção (ES, IN, FR): clique aqui para fazer o download.

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca