ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • MCCE

Feministas apoiam, comemoram e têm grandes expectativas sobre nova ministra de Políticas para as Mulheres

09/02/2012

A Agência Patrícia Galvão procurou representantes das principais redes e articulações de mulheres para repercutir o impacto da nomeação da socióloga feminista Eleonora Menicucci de Oliveira para ocupar o cargo de ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. 

Os depoimentos a seguir comprovam que a escolha dessa pesquisadora e feminista histórica, comprometida com a luta democrática e com a busca da igualdade de gênero, está sendo recebida com muito entusiasmo e grande expectativa pelos movimentos de mulheres.

opiniao_aids_mat

 

Veja o que responderam as representantes de redes e articulações de mulheres procuradas pela Agência Patrícia Galvão, diante da seguinte pergunta: Qual é o significado político, e para as políticas públicas, da nomeação, pela presidenta Dilma Rousseff, da socióloga e feminista Eleonora Menicucci de Oliveira para estar à frente da SPM?



Uma das melhores notícias dos últimos anos
Clair_Castilho

 

"A nomeação da profª Eleonora Menicucci de Oliveira tem um significado amplo e positivo para nós, mulheres feministas. Trata-se de uma militante histórica, protagonista do nosso movimento. Para nós, da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, é uma das melhores notícias dos últimos anos. A dra. Eleonora é cofundadora da Rede e foi sua representante em várias instâncias do Conselho Nacional de Saúde, além de possuir reconhecida autoridade técnica, científica e política. Esta nomeação é uma verdadeira garantia de respeito aos direitos das mulheres e a suas reivindicações. Será a nossa voz no Planalto!"

 

Clair Castilhos - secretária executiva da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos
(48) 3233.2516 / 3364.2406 - clair.castilhos@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Competência técnica e administrativa aliada à militância política para enfrentar forças conservadoras

 

Nildes_Sousa

 

“A nomeaçao de Eleonora é recebida com muita alegria, pois se trata de uma feminista com trajetória de vida e compromisso com a luta das mulheres, que sempre esteve envolvida com a luta democrática, pelos direitos humanos e, em especial, pelos direitos reprodutivos e sexuais. A nova ministra alia competência técnica e administrativa à militância política e estamos na torcida para que consiga enfrentar os desafios da SPM na questão orçamentária e a influência e as pressões dos setores conservadores e fundamentalistas que aglutinam forças para barrar as conquistas e direitos das mulheres.”

 

Nilde Sousa - secretaria executiva da Articulação de Mulheres Brasileiras
(91) 3223.6758 / (91) 9122.3676 -  nilde_sousa@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Mais um passo rumo à construção da igualdade

 

Nalu_Faria

 

“É fundamental reforçar o quanto foi importante, no governo do presidente Lula, a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres com estatuto de ministério, por representar o reconhecimento da contribuição das feministas brasileiras que atuam em diversos espaços. É importante também afirmar que esse processo, que é coletivo, teve à sua frente mulheres comprometidas com essa política e que muito contribuíram para a consolidação dessa proposta. Neste momento a indicação da Eleonora Menicucci mostra o compromisso da presidenta Dilma com essa proposta e a certeza de que os vários desafios que temos para ter políticas feministas no governo serão enfrentados pela ministra e que, com isso, poderemos avançar na construção da igualdade para as mulheres. Como parte do movimento feminista no Brasil, sabemos que nossos desafios continuam imensos para a construção da uma nova hegemonia na sociedade brasileira. Temos certeza de que nossa mobilização será fundamental para a construção de uma nova realidade em nosso país e confiamos nos espaços de diálogo e construção coletiva.”


Nalu Faria -
secretária executiva da Marcha Mundial de Mulheres
(11) 9297.6012 / 3819.3876 - nalu@sof.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


A expectativa de uma política de inclusão das mulheres negras

 

Simone__Cruz

 

"O movimento feminista tem dado significativa contribuição para o reconhecimento da diversidade na elaboração de politicas públicas e da organização do Estado como um todo. Eleonora Menicucci tem importante trajetória como militante feminista. Estudiosa das relações de gênero e especialista na área da saúde, campo em que as desiguadades são marcantes para as mulheres negras, ficamos na expectativa de uma gestão que dialogue com o movimento de mulheres negras, por meio de nossas lutas e reivindicações, buscando efetivar uma política para as mulheres que garanta a inclusão das mulheres negras, a fim de que possamos diminuir os dados das desigualdades de gênero e raça em nosso país."

 

Simone Cruz - secretária executiva da Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras
(51) 8271.5808 - simone_acmun@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Alegria, esperança e força das companheiras feministas

 

Elza_Campos

 

"A UBM se soma à alegria e à esperança de todo o movimento feminista brasileiro pela nomeação de Eleonora Menicucci para o Ministério das Mulheres (SPM). Sua trajetória e compromisso, fincados na luta pelas liberdades, pela democracia em nosso país, pela defesa dos direitos e pela emancipação da mulher, merecem nosso respeito e comemoração. Conte com a força e a garra das feministas para a efetivação das políticas públicas no Brasil. Parabéns à presidenta Dilma pela indicação; sucesso, Eleonora.”

 

Elza Maria Campos - coordenadora nacional da União Brasileira de Mulheres e integrante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher
(41) 9667.9532 - elzamari@terra.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / elzacampos@ubmulheres.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Políticas públicas que respeitem a diversidade das mulheres

 

lurdinha

 

“Ter uma mulher da estatura técnica e política de Eleonora Menicucci na Secretaria de Políticas para as Mulheres é motivo de orgulho e esperança para todas as brasileiras, em especial para nós, mulheres lésbicas e bissexuais, tão duramente discriminadas na sociedade e carentes de políticas públicas. O Brasil precisa diminuir as contradições entre ser a 6ª economia mundial e o 82º país no ranking de desenvolvimento humano e o 85º em igualdade de gênero. Políticas públicas para as mulheres, que respeitem a diversidade, pressupõem combater as desigualdades de classe, gênero, raça/etnia e orientação sexual, um desafio que, se enfrentado efetivamente pelo governo brasileiro, trará benefícios e o direito a uma vida mais saudável para toda a sociedade brasileira. É louvável a escolha corajosa da presidenta Dilma Rousseff. Desejamos que tal atitude se reflita também no fortalecimento da estrutura e orçamento destinado à SPM, para que este possa se tornar, de fato, um ministério de primeira grandeza. Nosso apoio, solidariedade e esperança na gestão da ministra Eleonora Menicucci de Oliveira.”
Maria de Lourdes Rodrigues -
articuladora nacional da Liga Brasileira de Lésbicas e integrante do Conselho Nacional de Saúde
(11) 9169.4513 - lurodrigues@uol.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / lurdinha.rodrigues@patriciagalvao.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Fonte: Agência Patrícia Galvão

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca