ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Plataforma MROSC

8 de Março de 2012: movimento de mulheres reafirmam “nossos corpos nos pertencem!”

07/03/2012

A partir das 15h, na Praça do Diário, centro do Recife, ato público unificado marcará

o Dia Internacional da Mulher.

 

Para unir forças, neste 8 de Março – Dia Internacional da Mulher, movimentos de mulheres do Recife realizarão amanhã (08/03) ato unificado, a partir das 15h, na Praça do Diário, Centro do Recife, Pernambuco. O ato será por liberdade e autonomia. Entre as organizações do movimento de mulheres, é consenso a necessidade de enfrentar os ataques à dignidade feminina e marcar a manifestação com diversas expressões feministas pela liberdade e autonomia das mulheres.

 

Cerca de 200 mulheres irão se unir contra: o controle do corpo pelo Estado e a violação masculina por meio da violência sexual; contra a mercantilização e exploração do corpo das mulheres pela medicina estética, pela pornografia, pela propaganda, e contra a mercantilização da maternidade. Com faixas, cartazes, panfletos, dizeres e músicas, as feministas irão demonstrar combatividade e disposição para luta.

 

A Tribuna das Mulheres, um espaço destinado à apresentação de reivindicações de seus direitos, é um dos momentos mais aguardados dentro da programação do ato unificado. Além da Tribuna, haverá uma instalação de mulheres com corpos pintados, tratando do significado da autonomia e a luta pela liberdade, que está sendo organizada pelo Grupo de Teatro Loucas de Pedra Lilás, em conjunto com as integrantes do Fórum de Mulheres de Pernambuco.


Conjuntura – Nos primeiros meses de 2012, as mulheres têm vivido fortes ataques à dignidade. No programa Big Brother Brasil (BBB), da TV Globo, assistimos a estupro. Do Ministério da Saúde recebemos a Medida Provisória 557 que propõe a criação de cadastro obrigatório para vigilância das gestantes. Na Paraíba, houve caso de estupro coletivo. No plano do Judiciário, a revisão do Código Penal, no capítulo de Crimes contra a Vida, será uma das mais polêmicas por conta da questão do aborto. Na propaganda, o CONAR reconheceu que há abusos por parte de empresas, por meio da exploração mercantil do corpo e da sexualidade feminina. Em comum, estes fatos têm a desqualificação das mulheres, tratadas como irresponsáveis, inconsequentes ou incapazes de decidir sobre a própria vida. Além disso, é notório o crescimento do controle do Estado sobre o corpo das mulheres, na tentativa de se implantar a maternidade forçada às mulheres que decidem abortar uma gravidez indesejada.

 

Por tudo isso, neste 8 de Março, mulheres de vários movimentos sociais, como a Central Única dos Trabalhadores/as, o FMPE, a Liga Brasileira de Lésbicas, o Fórum de Reforma Urbana, o CRESS-PE, estudantes e professoras universitárias irão a público reafirmar “nossos corpos nos pertencem!”.

 

Fontes para entrevistas:

 

Silvia Camurça (SOS Corpo / FMPE / Articulação de Mulheres Brasileiras) - (81) 3087.2086 / 9937.8635

Márcia Ramos (UBM/FMPE): (81) 9213.3084

Taís Nascimento / Liga Brasileira de Lésbicas: (81) 8777.1666

Tanany Reis (CRESS-PE) – (81) 8608.3910

Vera Baroni (Articulação de Mulheres Negras Brasileiras): (81) 8624.1123 / 9977.3743

Cristina Nascimento (Loucas de Pedra Lilás / FMPE / Articulação de Mulheres Brasileiras) - (81) 8514.7873

Sula Valongueiro (Curumim/ FMPE /Articulação de Mulheres Brasileiras) - (81) 9116.3028

 

 

Assessoria de Imprensa:

Mariana Moreira (SOS Corpo): (81) 9699-7996

Emanuela Castro (Casa da Mulher do Nordeste): (81) 9193-2315

 

Fonte: SOS Corpo

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca