ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Mesa de Articulación

Mulheres do Maranhão debatem mudanças sobre o Código Florestal

07/03/2012

No estado do Maranhão, grandes projetos têm causado enormes impactos ambientais, sociais e econômicos, como é o caso da Hidrelétrica de Estreito, da Instalação da unidade da Suzano e a duplicação da Estrada de Ferro Carajás, da mineradora Vale. Dentre as estratégias desses grandes projetos, encontra-se as mudanças em jogo sobre o Código Florestal.

Para debater a situação, acontece no estado a Jornada de Lutas das Mulheres, no município de Bom Jesus das Selva - região sudeste -, onde nos últimos dois meses trabalhadores rurais também pautaram a necessidade de terra e moradia. 

Durante a concentração, mulheres camponesas debateram tais mudanças no Código Florestal brasileiro e construiram uma carta à presidenta Dilma Rousseff reivindicando o veto às mudanças no Código.

A discussão em torno da violência contra a mulher tampouco foi deixada de lado, ainda mais pelo fato de um fazendeiro ter atropelado, há algumas semanas, uma trabalhadora rural grávida, que acabou perdendo seu filho no quinto mês de gestação.

Além disso, as mulheres ainda debateram com a sociedade a importância da Reforma Agrária e das lutas por Moradia e Soberania Alimentar.

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca