ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Mesa de Articulación

Atos em Palmeira das Missões e Canoas dão continuidade à Jornada de Luta das Mulheres

09/03/2012

O Dia Internacional da Mulher é historicamente um momento de reivindicação e luta das mulheres contra a opressão e por condições mais igualitárias de vida. Neste período, as mulheres do campo e da cidade realizam a Jornada Nacional de Luta das Mulheres. Quando se reúnem, estudam, reivindicam seus direitos, denunciam a exploração, a opressão patriarcal e propõem novas relações mudanças na sociedade.

 

No Rio Grande do Sul, a Jornada Nacional de Luta teve início com atos no dia 6 em Porto Alegre e Eldorado do Sul, na região metropolitana.

 

No momento em Palmeira das Missões, 300 mulheres do MMC (Movimento de Mulheres Camponesas), MTD (Movimento dos Trabalhadores Desempregados), MPA e FEAB realizam uma caminhada da Praça Paulo Ardengui até o Fórum, com objetivo de denunciar a violência contra a mulher e o problema dos agrotóxicos. As mulheres seguem organizadas durante o dia realizando outras atividades.

 

Em Canoas, a partir das 14h, mulheres do MTD e de comunidades da periferia realizarão um ato com caminhada desde o Centro de Referência da Mulher até o Posto de Saúde da Mulher, no centro da cidade. O protesto visa denunciar a falta de políticas públicas e a violência contra as mulheres.

 

As ações integram a Jornada Nacional de Luta das Mulheres do Campo e da Cidade, que segue com mobilizações no interior do Estado até dia 11. Entre os pontos de reivindicação está a questão do trabalho; do direito a produzir e a consumir alimentos saudáveis; contra a violência cometida contra mulheres; medidas a favor de amenizar os efeitos da estiagem no RS, cotas raciais e sociais nas universidades e acesso à cultura e lazer.

 

Fonte: Página do MST

 

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca