ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • MCCE

Encontro Nacional de Reforma Urbana discute Desenvolvimento urbano com igualdade social

15/03/2012

O Fórum Nacional de Reforma Urbana realizará a partir desta quinta-feira (15), o Encontro Nacional de Reforma Urbana, em São Paulo - SP. O evento é organizado pelo Forum Nacional de Reforma Urbana (FNRU) e reunirá mais de 300 lideranças de movimentos sociais, organizações não governamentais, entidades profissionais e acadêmicas e sindicatos de cerca de 20 estados brasileiros.


O tema do Encontro será “Desenvolvimento urbano com igualdade social” e vai discutir o crescimento das cidades e seus impactos na vida de todos, especialmente das populações mais pobres. Em cidades que se verticalizam, recebem investimentos vultosos, como os da Copa do Mundo e Olimpíadas, a remoção de favelas e a expulsão para zonas cada vez mais longe das cidades é a regra. O FNRU quer discutir estratégias para um novo modelo de desenvolvimento em nossas cidades.


A abertura acontece a partir das 17h, no Dann Inn Hotel Planalto, na Av. Cásper Líbero, 115 - Santa Ifigênia - São Paulo/SP. Mais cedo, às 14h, haverá manifestação pelo direito à cidade, que se inicia no Pátio do Colégio e segue pelo centro da cidade de São Paulo.


Na sexta (16), pela manhã, oficinas vão discutir Direito a cidade/Negritude,  Gênero,  Habitação, Saneamento,  Meio ambiente,  Conflitos urbanos, Mobilidade Urbana e  Assistência Técnica. A partir das 14 horas haverá o lançamento da revista “A liderança feminina nas lutas urbanas - Direito e política no caminho das mulheres”, apoiada pela UNIFEM. Em seguida, teremos a presença da Relatora das Nações Unidas pelo Direito à Moradia, Raquel Rolnik, e do Relator Nacional Orlando dos Santos Júnior  que debaterão com os movimentos populares “A força das mobilizações sociais na luta pelo direito à cidade”.


No sábado (17), os participantes definirão a plataforma do Fórum Nacional de Reforma Urbana e as estratégias de ação para os próximos dois anos.


O Fórum Nacional de Reforma Urbana é uma articulação de entidades da sociedade organizada formada desde 1987, que luta pela democratização da gestão das cidades e pela garantia de condições dignas de vida para todas e todos.

 

Fonte: CENDHEC

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca