ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Plataforma MROSC

Fórum aborda questões do Estado no processo de desenvolvimento para a 5° Semana Social Brasileira

15/03/2012

Com o objetivo aprofundar a discussão sobre o tema "A Participação da Sociedade no Processo de Democratização do Estado - Estado para que e para quem”, cerca de 60 pessoas, entre integrantes da Igreja, representantes de movimentos sociais e pesquisadores do país, se reúnem nesta quarta (14) e amanhã no Instituto São Boaventura (ISB), em Brasília, para o Fórum que dará continuidade ao processo de construção da 5a Semana Social Brasileira – SSB, prevista para acontecer em maio de 2013.

 

Durante os dois dias de encontro serão debatidos temas referentes às questões do Estado e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A discussão, no ano de eleições, será ampliada com o intuito de ouvir as pessoas, trocar informações e formar uma agenda de trabalho para ajudar a constituir uma melhor interação entre Estado e sociedade. "O eixo fundamental do debate é o Estado e como ele se constitui na vida social das pessoas”, disse o Padre Nelito Dornelas, assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na 5a Semana Social Brasileira.

 

O Fórum destina-se, segundo Padre Nelito, a facilitar a convivência do Estado com a sociedade e fazer uma ligação com as temáticas da educação, da política e economia, do meio-ambiente e de todos os eixos existentes que dependem da atuação soberana do Estado.

 

"Queremos informar as pessoas sobre a relação positiva que elas podem ter com o Estado, mas alertar para situações que algumas vezes podem interferir na nossa vida de forma negativa”, relatou o Padre, que também elevou a importância do Fórum no desenvolvimento do debate acerca do poder Judiciário, para que ele serve e como suas decisões podem atingir a vida dos/as cidadãos/ãs brasileiros/as.

 

O evento faz parte das atividades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, como processo para a 5ª Semana Social Brasileira e é realizado pela Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

 

A Semana Social Brasileira

 

É um projeto iniciado em 1991, em meio à globalização e transformações sociais, com o objetivo de destinar um olhar mais atento sobre as mudanças na vida das pessoas e da sociedade. A SSB é uma aliança formada por comunidades eclesiais, movimentos sociais, pastorais, organismos e sociedade civil para estabelecer um ambiente de diálogo, fazer reflexões necessárias sobre os acontecimentos sociais, políticos e econômicos do Estado Brasileiro e somar forças para a participação do processo de democratização, além de promover a participação dos pobres e excluídos na construção de um país justo, democrático, solidário e sustentável.

 

Fonte: Adital

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca