ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • MCCE

Abong realiza seminário internacional “Outra economia, outro desenvolvimento, outra cooperação: a sociedade civil rumo à Rio + 20/Cúpula dos Povos”

30/03/2012

Em junho, a Cúpula dos Povos e a Rio+20 poderão ser uma oportunidade para a sociedade civil ouvir novas vozes acerca da cooperação internacional e construir pontos de questionamento e diálogo entre os povos, fortalecendo suas ações em resistência ao modelo atual de desenvolvimento. Pelo compartilhar de culturas e respeito aos direitos econômicos, políticos, culturais, sociais e ambientais será possível contribuir com o amplo processo de emancipação e autodeterminação dos povos, reforçando a luta contra o capitalismo e a mercantilização da vida. É por esta perspectiva que a Abong realizará, nos dias 9 e 10 de maio, no Rio de Janeiro, o Seminário Internacional - Outra economia, outro desenvolvimento, outra cooperação: a sociedade civil rumo à Rio + 20/Cúpula dos Povos.

 

O evento será uma oportunidade de debater a “economia verde” e compartilhar saberes sobre que economia queremos, bem como de problematizar conceitos acerca do desenvolvimento e da cooperação internacional e praticar a solidariedade entre os povos. Nosso maior desafio é ampliar o diálogo, reconstruir o campo de ação comum, recompor a agenda e criar consensos, para assim fortalecer nossos processos de organização e atuação, e reafirmar nossa legitimidade, com base nas experiências de impacto social em nível local, regional e global, historicamente vividas pela Abong e suas associadas.

O seminário internacional trará uma oportunidade de construção coletiva de novos paradigmas de desenvolvimento, pela abordagem, de forma ampla e colaborativa, da complexidade de aspectos que caracteriza o atual sistema político-econômico e a proposta de economia verde, bem como das possibilidades de construção de alternativas em direção à efetivação dos direitos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.

 

Nos debates, será possível aprofundar a crítica à proposta de economia verde, apresentar experiências concretas de outras propostas de economia e cooperação em curso, para aprofundar a reflexão e articulação política em torno de que outra economia e cooperação internacional propomos. Será ainda uma oportunidade de propiciar um espaço de articulação da campanha contra a economia verde e de construção do Grupo Temático “Desenvolvimento e Diplomacia Não Governamental – Solidariedade e cooperação entre os povos: a sociedade civil internacional rumo à RIO+20”, que ocorre no âmbito da Plataforma de Diálogos rumo à Rio+20 (leia mais aqui sobre o tema).

 

O seminário tem ainda por objetivo disseminar para outras regiões do Brasil o conteúdo dos debates e posições das organizações da sociedade civil para a Rio + 20/Cúpula dos Povos, ampliar o diálogo com a sociedade em geral sobre as propostas das organizações sociais para a Rio+20/Cúpula dos Povos, e ampliar a mobilização da sociedade brasileira e internacional em torno dos temas.

 

Inscrições em breve.

Confira abaixo a programação do evento (clique para ampliar):

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca