ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política

CPMI da Violência contra mulher fará reunião com militantes dos movimentos de mulheres de Pernambuco

16/04/2012

Visita de parlamentares da CPMI ao estado abrange encontro com feministas nesta segunda (16), às 7h30, no Recife.


Na próxima segunda-feira, dia 16 de abril, às 7h30, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a violência contra a mulher no Brasil irá se encontrar com militantes dos movimentos de mulheres do estado de Pernambuco. A reunião ocorrerá na sede do SOS Corpo – Instituto Feminista para Democracia, no bairro da Madalena, Recife.

 

Para garantir o diálogo da sociedade com os/as parlamentares, o Fórum de Mulheres de Pernambuco (FMPE) reivindicou um espaço na agenda que a CPMI cumprirá no estado nesta segunda (16/04). Este pleito foi atendido pela relatora da CPMI, Senadora Ana Rita (ES). Na audiência das/os parlamentares com o Fórum, representantes dos movimentos de mulheres do estado de Pernambuco irão relatar aos integrantes da CPMI informações, dados, denúncias que irão subsidiar e instruir os trabalhos da Comissão.

 

A CPMI da violência contra a mulher tem a finalidade de investigar a situação da violência contra a mulher no país e apurar denúncias de omissão por parte do poder público com relação à aplicação de instrumentos instituídos em lei para proteger as mulheres em situação de violência.

 

Por que Pernambuco? O fato de ser um dos estados brasileiros com maior índice de violência contra as mulheres levou a relatora da CPMI, senadora Ana Rita (ES), a propor esta visita a Pernambuco. Em seu plano de trabalho, a relatora prevê visitas aos 10 estados mais violentos, além dos quatro mais populosos do País.

 

Dados - A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que a violência doméstica é uma das formas mais insidiosas de agressão as mulheres. Esta forma de violência representa a principal causa de lesões em mulheres entre 15 e 44 anos no mundo e compromete 14,6% do Produto Interno Bruto (PIB) da América Latina, aproximadamente U$ 170 bilhões. No Brasil, segundo a ONU, a violência doméstica custa R$ 10,5% do PIB.

 

Pernambuco é um dos campeões deste tipo de violência no País. O Estado ocupa no Mapa da Violência, elaborado pelo Instituto Sangari/Ministério da Justiça, o terceiro lugar em assassinatos de mulheres. Pernambuco tem, ainda, o município de Escada que registra o maior número de homicídios contra mulheres no País.

 

Programação da CPMI em visita ao estado de Pernambuco:

 

Segunda-feira, 16/04

 

7h30 – Reunião com os movimentos de mulheres. Fórum de Mulheres de Pernambuco articulou esta agenda com a Senadora Ana Rita (ES). É um espaço aberto para os movimentos sociais e feministas dialogarem com a CPMI.


Local: SOS Corpo (Rua Real da Torre, 593, Madalena, Recife)

 

9h – Reunião da CPMI com Prefeito João da Costa e outras autoridades do poder executivo municipal

10h – Reunião da CPMI com Governador Eduardo Campo e outras autoridades do poder executivo estadual

11h – Reunião da CPMI com Poder Judiciário

13h – Coletiva de Imprensa da CPMI

14h – CPMI em Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) – Este evento é público e contará com a participação de militantes feministas do Fórum de Mulheres de Pernambuco, gestores públicos, parlamentares, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil organizada.

 

SERVIÇO

 

Encontro de parlamentares da CPMI que investiga a violência contra mulheres no Brasil com Fórum de Mulheres de Pernambuco

 

Data: Segunda, dia 16 de abril de 2012

 

Hora: 7h30

 

Local: SOS CORPO – Instituto Feminista para Democracia (Rua Real da Torre, 593, Madalena, Recife)


Sugestão de fontes para entrevista:

integrantes da Comissão de Enfrentamento à Violência contra as mulheres do Fórum de Mulheres de Pernambuco

Betânia Serrano
Telefone: (81) 9272-4067

Sílvia Dantas
Telefone: (81) 8853-0550

Verônica Almeida
Telefone: (81) 9932-2794

 

Outras informações:

Mariana Moreira – assessoria de imprensa do SOS Corpo

Fone: (81) 9699-7996

 

Fonte: SOS Corpo

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca