ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • ALOP

Sem Terra ocupam Receita Federal em Cuiabá por recursos para Reforma Agrária

16/04/2012

Cerca de 200 trabalhadores do MST ocuparam na manhã desta segunda (16) a sede da Receita Federal em Cuiabá.

 

Outro grupo bloqueou um trecho da BR-163 no norte de Mato Grosso. O bloqueio acontece em um trecho distante nove quilômetros da cidade de Sorriso, a 420 km de Cuiabá. A concentração faz parte da mobilização nacional chamada de 'Abril Vermelho'.

 

Em Cuiabá, os trabalhadores começaram a mobilização na noite de sábado (14), quando montaram acampamento na Praça Ulisses Guimarães, localizada na Avenida Rubens de Mendonça, em frente ao Centro Político e Administrativo (CPA) Rita Silva participa do movimento e cobra mais dignidade para as 11 pessoas da sua  família. Há seis anos vive no assentamento Nova Conquista, no município de Nova Olímpia (207 km da Capital). “Plantamos arroz, feijão, milho, abóbora, mas queremos ter nossa própria terra”.

 



A situação dela é a mesma de muitas outras pessoas no Estado e que reforçam o movimento. Idalice Nunes do assentamento 14 de Agosto, no município de Campo Verde (131 km), diz que o movimento tem a finalidade de chamar a atenção do Governo Federal para atender a pauta nacional de reivindicações. “Nosso problema é resolver o impasse das famílias acampadas em Mato Grosso. Falta estrutura nas escolas, postos de saúde, condições de trafegabilidade das estradas”.

O movimento conta com a participação de famílias de seis assentamentos localizados nos municípios de Cláudia, União do Sul e Sorriso. Conforme eles, o bloqueio na rodovia é para cobrar a regularização de terras, liberação de crédito, além de melhorias nos assentamentos e negociação com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

 

Fonte: Página do MST

 

PALAVRAS-CHAVE

  • PROJETOS

    • Projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática

Rua General Jardim, 660 - Cj. 81 - São Paulo - SP - 01223-010
11 3237-2122
abong@abong.org.br

design amatraca